A Magia da Polaroid / Coleção Raul Cunca

Curioso! Quem é, afinal, o modelo de cada fotografia? A coleção de 60 modelos de máquinas fotográficas instantâneas Polaroid ou as modelos convidadas para exibir cada uma das máquinas da marca norte-americana?

O objetivo, cumprido, consiste em abordar a coleção que representa o período de produção da empresa, com o ano de 1948, a demarcar o início da produção da primeira máquina instantânea e o de 2010, quando foi comercializada a primeira máquina instantânea digital. A exposição é definida como um olhar daquela que foi – e é –, para muitos, a resposta instantânea da imagem, em múltiplos cenários que reportam para várias décadas, durante as quais a Polaroid protagonizou a fotografia. Os exemplares ditam a memória da popularização da fotografia instantânea e do inventor Edwin Herbert Land, fundador da Polaroid Corporation, exemplo do espírito empreendedor norte-americano, que conseguia tornar as invenções em produtos de acesso fácil, transformando a inconfundível Polaroid numa produção massificada.

A constituição da empresa ocorre no período que celebra o nascimento do design industrial nos EUA, um momento reconstituído pelas máquinas fotográficas e pelos documentos da época apresentados na exposição. Os primeiros exemplares expostos foram concebidos pelos mais notáveis pioneiros do design industrial norte-americano, nomeadamente Walter Dorwin Teague, Henry Dreyfuss e Albrecht Goertz, bem como os últimos, com projetos liderados pelo inovador gabinete IDEO.

Toda esta panóplia de informação e fotografia foi vista e revisitada no Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola de Artes Aplicadas, que apresentou “A Magia da Polaroid”. Uma exposição de fotografia que esteve patente no Museu Francisco Tavares de Proença Júnior de Castelo Branco (de 19 de fevereiro a 31 de março de 2011) e na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, em Almada (de 4 de fevereiro a 29 de abril de 2012), com Raul Cunca a ocupar o lugar de Comissário Científico. O autor das fotos é Miguel D’Aguiam. Há ainda um livro que ilustra e documenta a coleção, contextualizando as máquinas fotográficas instantâneas. •

© Fotografia: Miguel d’Aguiam, assistido por: Miguel Estima / Styling: Brígida Ribeiros