Novo Álbum: “Donkey” / Nobody’s Bizness

Uma boa surpresa do folk/ blues nacional que nos chegou pelo correio na reta final de 2013 e perfeito para uma saída com bom som do ano e entrada no novo. “Donkey” é o mais recente álbum de longa duração dos lisboetas Nobody’s Bizness e é bom som. Alinhados estão: Petra Pais (voz e percussão) , Luís Ferreira (guitarras, banjo, dobros, mandolim e coros), Pedro Ferreira (guitarras, banjos e coros) e Luís Oliveira (contrabaixo, guitarra, percussão e coros). Um quarteto que nos dá dez canções de puro blues, o seu amor de tão longa data. Com dez anos de estrada dão o curioso nome de “Donkey” ao seu álbum pois tudo nasce da nobre e louvável vontade de ajudar a Burricadas – Associação para a Preservação do Burro (recolhe e protege burros maltratados).
Dentro a viagem começa com “(We’re) Evilbound” velocidade ditada por uma percussão que não nos deixa o corpo quieto, por cordas que fazem a melodia… “Mister Simon” bom, é um senhor e não é “The Greatest Fool” que é música que se segue e é dos amores e também do coração de “Señorita Carolina“… será possível mergulhar mais na cultura musical norte americana? Voz com arranques e balanços tão no ponto e a letra, a história da señorita… Carolina how we love you… Carolina is learning ballet with her mother… e o fecho? Mexico revisited Carolina Señorita, tomando Margarita. Chegamos à música que dá nome ao álbum “Donkey!“que nos conduz a um “Unknown Address (Return to Sender)” … my home onde embalados numa balada blues não devolvemos, de todo, este álbum ao destinatário. Num trabalho forte na melodia, na rotação certa, seguimos para “People I Wish For” bela harmónica de Catman que nos dá o travo certo, exacto, na muche do blues. Seguimos para “Ridin’ Nowhere“, pois nunca sabemos bem para onde vamos e é um momento instrumental, para a despedida que se avizinha deste álbum. Estando nós já em pleno inverno a música que encerra as hostes deste bom e coeso trabalho de sonoridades nacionais, a música “The Coldest Of Days“… it all look better, um doce terminar. “Donkey” é álbum para se ouvir do início ao fim, sem entraves, e repetir, boa união instrumental num bom folk made in Portugal.

Produção Nobody’s Bizness e Paulo Miranda. Gravação, mistura e masterização Paulo Miranda @ AMP Studio, Viana do Castelo. •

© Fotografia: Sara Quaresma Capitão.