Festival Santos da Casa’14 / RUC

O Festival Santos da Casa, celebra, este ano, 16 anos de dedicação, em modo concerto ao vivo e a cores, à música de produção nacional… Está de parabéns a santa equipa da RUC.

Fausto Silva e Nuno Ávila, uns Santos da música de produção nacional confessam que “perceber a quantidade de horas que ‘oferecemos’ de música à cidade, chega a dar-nos um arrepio na espinha. Mas acima de tudo, uma vontade enorme de continuar a trazer a Coimbra alguns dos projectos que todos os dias divulgamos e em que acreditamos”. Se o Festival completa 16, o programa homónimo faz 22 primaveras… Sempre sem esmorecer. Este ano o festival mantém o espírito de sempre de “trazer à cidade quem ainda não foi mostrado. Voltar a trazer quem se destacou nos meses mais recentes (…) lutar contra um certo marasmo instalado na cidade. Tentar provar a todos os que permanecem em bares e cafés a beber cerveja, que existem boas bandas para ver e ouvir“. Bem hajam, Santos, por acreditarem e lutarem por acordar cidade(s) que tão boa música produzem e têm.
O Festival Santos da Casa há muito que toma de assalto espaços conhecidos da Lusa Atenas onde é, mais que possível, dar bom som ao público, a saber: o corredor e terraço da RUC, o Museu dos Transportes, o àCapella, a Fnac, a Via Latina, a Galeria Santa Clara, o Ar D’Rato, o Arte à Parte, o Salão Brazil, o States, o CITAC e o TEUC, o Aqui Base Tango, o popfresh, o Auditório do Conservatório de Coimbra e o Teatro Loucomotiva em Taveiro… espaços por onde já passaram. Quem diz que Coimbra não tem espaços, é porque não quer sair. Quem diz que nunca há bons concertos em Coimbra, é porque não os que ouvir…

Este ano, o Festival Santos da Casa 2014 chega ao Salão Brazil, States, Fnac e Corredor da RUC. E o cartaz? Continua em boa bitola e à imagem RUC. Segue a lista para não mais vos deixarmos sem saber com o que contam este ano:
28/03, 21h30 – Flávio Torres, Fnac Coimbra (concerto e conversa sobre crowfunding com Flávio Torres e associação Prisma);
29/03, 22h30 – Keep Razors Sharp, Salão Brazil;
30/03, 18h00 – Peixe:Avião, Salão Brazil;
04/03, 22h30 – Pedro Esteves + Moonshiners, Salão Brazil;
05/03, 19h00 – Homem em Catarse, Corredor da RUC;
05/03, 23h30 – d3o, States.

Mais um ano e mais uma festa promete ser, de novo, em grande, com bandas que fazem a sua estreia em Coimbra e grupos que, em 2013, tiveram álbuns considerados melhores do ano. Vai ser um conjunto de noites memoráveis, a que não deve faltar. Tome nota e apareça! •

+ Festival Santos da Casa
© Vídeo: Flávio Torres, vídeo de apresentação de “Canalha”.
© Imagem de capa: Pormenor do carta do Festival Santos da Casa 2014.