Cinema: Beatrice Gibson / Serralves

Serralves irá apresentar uma sessão especial de cinema onde serão exibidos dois filmes da artista e realizadora Beatrice Gibson.

A prática artística de Beatrice Gibson explora ideias sobre o som, o social e a produção coletiva num determinado espaço e respetivos problemas da representação. Em particular, ela debruça-se sobre uma prática experimental de notação e da intersecção da partitura e do roteiro. O seus filmes resultam, frequentemente, de processos de pesquisa em torno de ideias ou obras musicais. É o caso dos dois filmes que vão ser mostrados no auditório de Serralves. Filmes que não o deixarão indiferente, filme com peso da arquitetura no cenário que é a âncora das narrativas.

O primeiro filme, A Necessary Music é sobre habitação social modernista realizado em colaboração com o compositor Alex Waterman. Textos escritos por 17 residentes da Rooselvelt Island (Nova Iorque) enquadrados por uma narrativa extraída do romance de ficção científica A Invenção de Morel (1941), de Adolfo Bioy Casares compõem um guião ao longo do qual o realismo do estudo etnográfico dá lugar a uma narrativa ficcionada e a uma investigação sobre a mecânica da própria representação.

O segundo, The Tiger’s Mind, é um policial abstrato que se desenrola numa casa de arquitetura brutalista, baseia-se na partitura com o mesmo nome escrita em 1967 pelo radical compositor Cornelius Cardew e num modo igualitário de produção que ele perseguia. Construído a partir de quatro longas conversas entre seis profissionais de áreas diversas, o filme final constitui um documento ficcional da sua própria feitura, estendendo ao próprio processo de produção o estatuto de personagem.

A Necessary Music, 2009, filme HD, 30’
The Tiger’s Mind, 2012, filme 16 mm transferido para HD, 23′
Ambos os filmes ganharam o Tiger Award do Festival de Cinema de Roterdão (em 2009 e 2013, respetivamente). Dia 15 de maio, pelas 22h00, apareça por Serralves!  •

+ Serralves