O banco ovelha / Burel

Valorizar o que é nosso, o que tão bem sabemos fazer… eis a base de um projeto de nome Burel Manteigas.

Burel é mais do que matéria, é nome de uma loja/ empresa em Manteigas que alia a paixão e a dedicação de quem trabalha o saber antigo à mão ao design inovador, transformando o Burel, material 100% lã, em peças únicas manufaturadas por costureiras exímias.

Tudo começou em 2010 em Manteigas, na Serra da Estrela, numa sala da antiga fábrica Lanifícios Império – a ‘Sala das Linhas’ –, com o intuito de trabalhar o tecido mais tradicional na indústria de lanifícios local – o Burel – que com toda a certeza já ouviu falar, tantas e tantas vezes. Aí, colocou-se em prática um projeto sustentável e único, onde cada peça é um pedaço da história do saber e de uma indústria, bem portuguesa. Nasceu a Burel Factory, com a ambição notável de manter vivo, mas também reinventando o valor das riquezas de uma região, combinando a arte e saber de tecelões da vila com o design de hoje. O Burel começava a reentrar nas nossas vidas com peças originais e contemporâneas, para casa, escritório, hotéis, empresas…, em forma de tapetes, almofadas, fundos de cama, bancos, revestimentos de parede, mochilas, sacos… E reafirmava a sua aplicação nos mais variados suportes e funcionalidades.

Não só Burel Factory/ Burel Manteigas dá nova dimensão à lã e ao seu trabalhar, como procura criar novos postos de trabalho a quem os perdeu devido ao encerramento das fábricas de lanifícios, que desde sempre caracterizaram a região de Manteigas. É o valorizar de saberes e matérias regionais, de um património único. Hoje, deste universo de Manteigas escolhemos o irresistível Banco Ovelha, disponível em dois tamanhos.  Um banco que casa bem em qualquer casa. Que tal uma peça em Burel da Burel em sua casa?  •

+ Burel Factory / Manteigas