O que foi, o que será… Fusing

Ontem, na Figueira da Foz, começou o Fusing Culture Experience e nós, como hábito, deixamos uma breve nota do que foi, o que será…

Fusing Culture Experience tem um cenário ideal para festival de verão, a praia e o imenso Atlântico, tem o pôr-do-sol no mar que acompanhado de música que o torna especial. Na sua segunda edição, este Festival cresceu um pouco ganhando um programa mais vasto com uma Surf Village – onde ontem assistimos a quem se aventurou a equilibrar numa prancha (que tal ir experimentar o paddle que está tanto na moda?) -, numa pequena praia que convida o público a chegar cedo para aproveitar o mar e o sol. Os desportos náuticos têm na sua nova casa, uma zona que evoca o ambiente surfista e que pretende reforçar o peso do Desporto no Fusing. Ah e se gostar, pode sempre pedalar numa das bicicletas do Fusing e dar umas voltas no recinto desta fusão cultural.

Tendo na base o conceito de fusão, além do desporto e de boa música (o cartaz tem nomes obrigatórios), este festival inclui também os habituais “comes e bebes” porque não se querem fraquezas e nota, aqui os vegetarianos têm escolha vária, com ementa convidativa. Nós fomos num caldo verde para abrir as hostes. Todavia, nas comidas, o Fusing é mais do que isto. É Cooking Lounge com workshops, showcooking, batalhas de Chefs vs Chefs, experiências em Labkitchen e tanto mais. Hoje, diríamos para arriscar nos cocktails moleculares e cocktails clássicos, amanhã no showcooking de cozinha molecular e num wine tasting. E sim, é tudo na praia. Até a Arte, nas suas diversas formas de expressão, está na praia da Figueira da Foz, na Garagem das Artes (ao lado do Palco Fusing) com um mural de street art que está a ser criado durante o Festival, workshops de fotografia digital com Miguel Oliveira (a não perder, hoje, dia 15), conversas profissionais da área… e até passeio de instagramers, ou não se tivesse o Instagram tornado em ferramenta para belas obras de arte fotográfica. Uma área que, no entanto, ainda tem muito para crescer.

E sem música não há festival e ontem ouvimos o nosso Noiserv, os cativantes First Breath After Coma (que há muito nos prenderam o ouvido), mais os seguros em palco Sensible Soccers (no Palco Experience); no Palco Fusing viajámos por novos sons com For Pete Sake e Capicua, a que se seguiu a bela trupe dos You Can’t Win Charlie Brown. A música portuguesa é rainha neste festival. No horizonte há Norton, Peixe:Avião, Nice Weather For Ducks, Dead Combo, The Legendary Tigerman, Paus… e tantos mais.
Fusing é um Festival que está nos seus inícios, (é só a sua segunda edição), a dar os primeiros passos e a conquistar o público, mas mostra sinais de se querer afirmar no panorama festivaleiro nacional, a sua mais valia é, certamente, a união de diversas áreas à música e a praia como ambiente. Não é, ainda, um festival de multidão, mas esteve ontem bem preenchido para um fim-de-semana onde acontecem, em Portugal, três festivais simultaneamente, com repetição de bandas. Hoje e amanhã mais há para ver, experienciar e ouvir na Figueira da Foz. Nota final… não se esqueça de levar um casaco para o Fusing, a Figueira não muda e continua bem fresca nas noites, com vento q.b.. Aproveite o fim de semana e rume à Figueira da Foz. Até lá!  •

+ Fusing Culture Experience
© Fotografia: Carlos Gomes.