Inspiração nova-iorquina à mesa

Depois do Porto chega a vez de Lisboa receber os mini hambúrgueres inspirados nos típicos sliders nova-iorquinos e recriados pelo chef Francisco Meireles: os NY Sliders.

Imagine-se a passear pela cidade que nunca dorme, onde diferentes culturas e sabores se cruzam num roteiro definido à mesa deste novo corner do Atrium Saldanha, em Lisboa. Assim, aos apreciadores de carne de novilho recomendamos o Grand Central, a 5th Avenue, Brooklin, Broadway, Little Italy, Liberty e Playground, dedicado aos mais novos, para quem há uma surpresa; aos que preferem as carnes brancas, a escolha recai no Central Park; aos que não dispensam o peixe sugerimos o  Hudon River, com salmão marinado, ou o Soho, feito de atum marinhado, ambos com molho japonês; e o Newark, de alheira, acompanhado por grelos. Ao contrário dos anteriores, este apresenta-se sob inspiração portuguesa.

Eis os 11 mini-hambúrgueres da carta da NY Sliders, os quais compõem, por sua vez, 12 menus 3 em 1 assinados pelo chef Francisco Meireles, 11 dos quais estão previamente definidos por três hambúrgueres iguais entregues numa caixa. Por sua vez, o menu New York permite a escolha de três diferentes. Como opção há batatas fritas e uma bebida à escolha. Os preços dos menus varia entre os 6,15 e os 7,20 euros.

A NY Sliders é o nome de um projeto familiar que nasceu após uma viagem de Alexandre Meireles, fundador e diretor da NY Sliders, a Nova Iorque. O conceito, implementado no Porto, mais concretamente no Mercado do Bom Sucesso onde, em junho de 2013, iniciou esta aventura, foi reinventado pelo chef Francisco Meireles, que segue a arte dos sabores e da conquista do palato pela Invicta, e o negócio moldado sob o aconselhamento de José Meireles, empresário na área da restauração e dono do restaurante Le Marais, em Mannathan.

Atentos à saúde, tema em debate constante nos dias de hoje, Alexandre Meireles assegura a diminuição de doses de sal, a utilização das ervas aromáticas – é o caso das batatas fritas, que são aromatizadas com salsa e também com alho –, além da qualidade dos produtos como, por exemplo, a carne de novilho que é “certificada e cem por cento portuguesa”.

A propósito, já sabe onde vai almoçar hoje? •

+ NY Sliders