Legado 100% português / JANS de Isilda Pelicano

A arte, a sabedoria. A paixão pela natureza. A herança de uma tradição, que se entrecruza com a contemporaneidade protagonizada pela disciplina do design, converte-se num projeto de portas abertas no lisboeta Bairro Alto: a JANS Concept.

A cortiça, a cerâmica e os têxteis. Eis os materiais que dão o mote ao novo projeto da designer de moda Isilda Pelicano, a criadora da JANS, a marca cem por cento nacional que deu origem a um espaço no n.º 212 da rua da Rosa, e Lisboa, e abrangerá várias vertentes.

Para já falamos da JANS studio contemporay craft que, em colaboração com o IADE – Creative University, foram desenvolvidas peças em cortiça pelas mãos de dois alunos do Mestrado de Design de Produto do referido instituto de ensino superior. Neste momento, estão integradas três alunas do IADE – duas do Mestrado em Design e uma do Mestrado em Branding e Design de Moda.

O convite para o JANS studio contemporay craft estende-se a nomes, consagrados ou emergentes, ligados à cerâmica, no sentido de se recriar a tradição oleira no Alentejo, em reposta ao protocolo que Isilda Pelicano tem com o Museu do Bordado e do Barro de Nisa. Eis a aposta no diálogo entre a tradição e o saber fazer, por um lado, o design e a contemporaneidade, pelo outro. No mesmo alinhamento, é focada a importância da recriação das peças com aplicações em feltro, a famosa arte de bordar nisense e uma das mais antigas artes do bordado no país.

Num futuro próximo serão implementadas outras três vertentes da marca: a JANS gourmet, JANS nature e a JANS Country House & Nature.

A génese do projeto traduz-se na ligação de Isilda Pelicano à Herdade das Jans, localizada na Barca d’Amieira, na margem esquerda do Tejo, cujo nome se inspira numa lenda da região, a lenda da Jans, as fadas que fiavam o linho muito fino e sem nós e, reza a estória, que quem quisesse uma peça tecida pelas fadas, teria de deixar o linho e um bolo de farinha de trigo a cozer na lareira, durante a noite. Depois do trabalho estar terminado, as mulheres desapareciam levando o bolo consigo. •

+ Jans Concept
© Fotografia: João Pedro Rato