Luz de papel / Nendo

Imagine os seus candeeiros fossem feitos em moldagem 3D de papel, em dois tons: é Washi bicolor”.

A japonesa Nendo projetou uma nova luz em colaboração com Taniguchi Aoya Washi, famosa por sua moldagem 3D de papel técnica bicolor “washi”, (a palavra “washi” quer dizer papel em japonês).
Taniguchi Aoya Washi, uma empresa tradicional de papel japonês, localizada em Tottori no oeste do Japão, e é a única produtora no país de “washi” tridimensional. O “Washi” é conseguido pela passagem de finas telas através de um banho de polpa de amora e água para recolher a polpa e, em seguida, por secagem das telas e “descolando” as novas folhas de papel. A diferença desta empresa tradicional está no não colar várias folhas de washi para criar formas, mas sim no utilizar o mesmo processo, da polpa com água, para criar belas formas sem costuras ou encaixes, pois são tridimensional desde a sua origem. Depois de testarem tingir as formas conseguidas na moldagem em duas etapas distintas, Taniguchi Aoya Washi percebeu que era possível criar um abat-jours com superfícies exterior e interior de cores diferentes. Noutras palavras, poderia usar o processo tridimensional de Taniguchi Aoya Washi para criar abat-jours com superfície mais escura no exterior mantendo no interior no tom cor clara, necessário para a refletir e difundir a luz.

Um candeeiro leve, disponível em suspensão ou de pé, conseguido através de um processo tridimensional simples e bem original. Uma luz suave e só tem de escolher qual a cor que deseja para a superfície exterior. A ter no seu espaço minimal.  •

+ Nendo