Escapadinha à região de Viseu Dão Lafões

A natureza, a cultura, a arquitetura e a história, a gastronomia e os vinhos, o desporto e o bem-estar. Todos, e tantos outros temas, são o mote para partir à descoberta da região de Viseu Dão Lafões.

Ecopista do Dão, a qual percorre a antiga linha ferroviária de Dão

No coração de Portugal, o património natural denota a preservação que lhe é devida, com as matas, os parques e as reservas, os rios e as praias fluviais a completarem o cenário ao ar livre, perfeito para o desporto e os passeios pedestres, em redor das aldeias, e demais legados culturais. O mesmo podemos afirmar a respeito da arquitetura, dos valores do passado que perduram no presente, com uma mão cheia de monumentos históricos e religiosos e de herança arqueológica ou, até mesmo, dos produtos endógenos e dos néctares de Baco que, juntos, põem a região Viseu Dão Lafões à prova, à mesa, todo o ano.

Assim é Viseu, Castro Daire, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Oliveira de Frades, Vouzela, Sátão, Aguiar da Beira, Penalva do Castelo, Tondela, Nelas, Carregal do Sal e Santa Comba Dão. Assim é a Viseu Dão Lafões, que apresenta uma nova abordagem no âmbito do turismo, com a aposta forte nas experiências, a sós, a dois ou em família, com a criação de circuitos temáticos, os quais englobam uma extensa lista de espaços para pernoitar e desfrutar, e marcação de pontos de interesse, a visitar, sem esquecer o enoturismo ou não estivéssemos nós a falar sobre a região do vinho rio Dão num mapa recém-estruturado.

Serra Arada, em São Pedro do Sul, um dos concelhos da região de Viseu Dão Lafões

Porque o turismo de natureza é uma mais-valia, a nova aposta recai na ecopista do Dão, com cerca de 50 quilómetros, a qual atravessa a antiga linha de caminho de ferro do Dão, desativada em 1988, ideal para quem não dispensa a bicicleta em qualquer altura do ano. Aos mais destemidos fica o desafio de a percorrer a pé, além dos mais de 60 percursos pedestres traçados no mapa.

A apresentação desta nova região centro aconteceu ontem, dia 26 de março, no restaurante Zambeze, em Lisboa, pelo Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, e pelo presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, José Morgado, seguida de um almoço de degustação de produtos endógenos da região, como a truta do rio Paiva, a maçã bravo esmolfe, de Penalva do Castelo, o cabrito e o queijo da Serra da Estrela, entre outros, que compuseram os pratos da autoria do chef Paulo Cardoso, da Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo.

Tudo boas razões para (re)descobrir o centro do país. Vai uma escapadinha à região de Viseu Dão Lafões? •

+ Turismo Centro de Portugal
+ Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões
© Fotografia de entrada: João Cosme / Rio Teixeira, em São Pedro do Sul

Para partilhar com os amigos