Em concerto: Chris Eckman (The Walkabouts)

Chris Eckman já percorreu um longo caminho desde o seu início com os Walkabouts, em Seattle, há mais de 25 anos. Um veterano reconhecido da cena musical. Atualmente, vive em Liubliana quando não está produzir discos de Desert Blues dos Tamikrest, entre outros.

Tornou-se num sábio musical produzindo sons atmosféricos e palestras sobre a natureza da música em várias comunidades. De facto, a natureza é algo incontornável para Chris Eckman. Algo maior e mais forte que os seres humanos que, de forma direta, lhes mostra o seu poder. Harney County é em Oregon, na fronteira com Nevada… Um lugar bastante vazio que inspirou e fascinou Eckman depois de ler o livro de William Ketteridge – “Owning It All”.

Falamos de Harney County pois é também o nome do álbum que Chris Eckman lançou a solo na sua tentativa de criar um retrato sonoro, através de músicas impressionistas que evocam sobretudo paisagens desertas deste lugar que tanto o marcou. Um quadro pintado com notas. As músicas deste álbum são menos ligadas a gestos e atos musicais. O que importa é o que está a ser dito e cantado, é o que sobressai. São memórias reais de lugares visitou, conhece e lhe transmitem algo muito relevante. São lugares onde a natureza é dona e senhora, livre, e onde o homem têm uma presença apagada que o obriga a uma luta constante pela sobrevivência.

Eckman produziu o álbum acompanhado por contrabaixista Ziga Galeb. O som das guitarras de Eckman e o contrabaixo de Galeb são a força dominante do álbum, enquanto a sua voz grave, por vezes cantada, por vezes meio falada, narra, cativa e prende como um contador de histórias que nos acaba por hipnotizar. As histórias retratam uma luta entre o homem e a natureza e a estrada acena em todo o álbum, particularmente, na longa narrativa de Rock Springs. A critica especializada considera Harney County como ” um álbum tremendo“, recebendo as melhores criticas vindas de todo o mundo. É este novo trabalho que traz Chris Eckman a Portugal para três espetáculos únicos que prometem uma entrega total do artista num registo mais intimista, que lhe é tão pessoal. Eis as datas a tomar nota:

21/05, 22h00 – Salão Brazil, Coimbra.
22/05, 21h30 – Casa das Artes de Arcos de Valdevez.
23/05, 21h30 – Cine Teatro João D´Oliva Monteiro, Alcobaça.

A não perder, este veterano da música, em concerto. •

+ Chris Eckman
© Fotografia: Chris Eckman.
© Vídeo: Chris Eckman, “Nothing left to hate”.

Partilhe com os seus amigos: