Mão na uva e pisa pé em terras alentejanas

A época das vindimas vai no adro, mas ainda há muito para fazer nas vinhas e nas adegas do Alentejo, onde o convite dá azo a experiências sem limites com o vinho como protagonista. Para o efeito, aqui ficam três sugestões de destinos.

Herdade da Malhadinha Nova

Vamos, primeiro, a Albernôa, perto de Beja, onde a Herdade da Malhadinha Nova alia a paixão pela vinha e pelo vinho vindima e ao profundo prazer do vinho, com jogos de blends, a gastronomia e os cursos de provas, que comprovam o quão animado podem ser as experiências na herdade da família Soares, que apresenta três programas com término a 15 de setembro.

Sobre os programas, começamos pelo Harvest Escape, de duas noites, onde as boas-vindas dão protagonismo ao Rosé da Peceguina 2014, no Country House & Spa, na companhia dos mimos do nosso chef e a entrega do kit de vindimas. No quadro dos destaques há visita guiada à propriedade e à adega – detalhes comuns a todos os programas –, o jantar temático no restaurante, a prova cega de Late Harvests, no Country House, e as vindimas, que iniciam às 4 horas, pelo que pode escolher o horário que melhor lhe convier, uma vez que, por aqui, os termómetros fazem jus ao calor, assim como o piquenique na vinha, a seleção da uva na mesa de escolha, a lagarada, o jantar no restaurante da adega e o passeio de moto 4.

O valor do Harvest Escape é de 490 euros por pessoa em quarto duplo.

No Harvest Experience, de três noites, destacamos o jantar no restaurante da adega, com um menu criado especialmente para acompanhar a prova vertical de vários anos de Monte da Peceguina, a sessão de cinema ao ar livre, o piquenique nas vinhas, antecedido das vindimas e do imperdível pequeno-almoço da Herdade da Malhadinha Nova, e a massagem relaxante de vinoterapia. Mas há mais desafios, como a experiência de pesca e o workshop de cozinha, além do banho especial de vinoterapia no quarto e um churrasco no country house harmonizado com uma selecão de vinhos brancos da Malhadinha.

O valor da experiência é de 800 euros por pessoa em quarto duplo.

Por fim, o Harvest Expert, difere pela prova cega de licores tradicionais alentejanos – de poejo, amêndoa, bolota –, pelo almoço ligeiro no Country House após as vindimas numa maridagem com o Viognier da Peceguina, pela massagem de vinoterapia ao casal junto às vinhas e pelo repasto da noite, no Country House, a ser antecedido por um aperitivo composto pelo rosé da Peceguina e beliinis com salmão marinado na Malhadinha e caviar, assim como pelo pequeno-almoço entre as vinhas, pelo menu de carnes produzidas na herdade servidas com a irreverência do Pequeno João 2013 num almoço e um jantar dedicado ao receituário tradicional do Alentejo. Do lado de Baco, o Touriga Nacional 2013 e o Aragonês 2013 irão harmonizar os pratos. Depois nada melhor do que uma caminhada de orientação noturna, de lanternas na mão, à descoberta das estrelas na companhia da guia da herdade. Há, ainda, um workshop de cozinha com o chef Bruno Antunes, a elaboração de um lote de vinho com o enólogo da casa, Nuno Gonzalez, uma sessão exclusiva de pintura, a possibilidade de conhecer as planicíes alentejanas num balão de ar quente ao amanhecer (atividade opcional acrescida de 250 euros)… e muito mais.

O valor é de 1400 euros por pessoa em quarto duplo.

Para mais informações e reserva, eis os contactos:
geral@malhadinhanova.pt e 284 965 432/429.

Leia aqui a nossa reportagem sobre a Herdade da Malhadinha Nova

 

Herdade das Servas

Comecemos a viagem por Estremoz, com destino à Herdade das Servas, que convida à experiência de pisar uvas em lagares de mármore ou não fosse a vizinha Vila Viçosa a rainha desta rocha metamórfica no país.

Para dar início ao programa de um dia de vindimas, o qual decorre de segunda a sexta, é apresentado o projeto seguida da visita à adega e à cave. Já com a t-shirt da “casa” vestida há que meter mão na seleção das uvas na mesa de escolha e, depois, o pé no mosto nos lagares de mármore da adega. O momento de pausa é brindado com uma prova de vinhos e, chegada a hora da despedida é atribuído o diploma de participação e uma garrafa de vinho da Herdade das Servas, além da t-shirt, que acresce à recordação de um dia bem passado. O material necessário para o pisa a pé é assegurado pela Herdade das Servas. Aos gourmets e apreciadores da cozinha alentejana há a opção do almoço no restaurante da propriedade da família Serrano.

O valor do programa, que carece de marcação feita através do 269 322 949 ou de info@herdadedasservas.com, é de 25 euros (sem almoço) ou de 50 euros (com almoço).

Leia aqui o artigo sobre o restaurante da Herdade das Servas.

 

Herdade do Esporão

Estrada fora, o próximo destino é Reguengos de Monsaraz, onde a paisagem exuberante da Herdade do Esporão aguarda pela nossa chegada um pouco antes das 10 horas. As boas-vindas têm lugar no alpendre do restaurante da propriedade da família Roquette, ao que se segue um passeio e a participação na colheita da uvas. Antes do repasto é feita a visita às caves e à adega, onde está prevista a prova de dois vinhos. Assim que os ponteiros do relógio passar as 13 horas, há romaria ao restaurante Esporão, onde o menu Vindimas, assinado pelo chef Pedro Pena Bastos, é harmonizado com os vinhos da Herdade do Esporão.

Para os apreciadores de uma boa mesa, eis o menu concebido especialmente para a ocasião. Com o intuito de divertir o palato, é apresentado o 2 Castas 2011, feito a partir das castas Semillon e Viosinho, seguidas da entrada do chef, composta por tomate da horta, barriga de atum e tapioca harmonizada por Esporão Reserva branco 2012. A bochecha de porco preto em folha de videira, pastinaca e borras de Alicante Boushet é o prato que segue, desta feita numa maridagem com Esporão Reserva tinto 2002 2 Esporão Alicante Bouchet 2009. A colada de ovelha com uvas, noz e malte fica para a sobremesa, na companhia do Esporão Late Harvest 2014.

O valor do programa completo é de 85 euros por pessoa e de 65 euros por pessoa sem a harmonização de vinhos no menu, e só acontece com a participação mínima de duas pessoas. Quanto à reserva, recomenda-se que esta seja feita com um mínimo de 48 horas de antecedência através do 266 509 280 ou de reservas@esporao.com.

Leia aqui o artigo sobre o restaurante da Herdade do Esporão.

Agora só falta traçar o roteiro no mapa, fazer as malas e seguir viagem rumo ao Alentejo. Boas vindimas. •

+ Herdade das Servas
+ Herdade da Malhadinha Nova
+ Herdade do Esporão
© Legenda da foto de entrada: Herdade da Malhadinha Nova / © Fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os amigos: