Os sabores do Ribatejo estão em Lisboa

Do projeto “Portugal de Norte a Sul” chega a vez de Rodrigo Castelo dar a conhecer a cozinha tradicional ribatejana da sua Taberna Ó Balcão no restaurante do Hotel Tivoli Lisboa.

Croquetes de rabo de toiro e os mini torricados de bacalhau

O campo e o rio estão à mesa do Terraço, o restaurante do Hotel Tivoli Lisboa, pelas mãos do chef escalabitano Rodrigo Castelo, que reinventa as suas memórias da gastronomia ribatejana num menu de degustação num contexto pleno de contemporaneidade acompanhado por vinhos da Região Demarcada do Tejo aqui representada pela Adega Cooperativa do Cartaxo, no âmbito do projeto “Portugal de Norte a Sul”.

Para abrir o apetite, o desfile de pratos apresenta os croquetes de rabo de toiro e os mini torricados de bacalhau que, do seu restaurante em Santarém conquistarão, de certo, os habitués do Terraço e os apreciadores de cozinha regional.

Sopa de peixe do rio com ovas

Nas entradas, o destaque vai para a mui saborosa sopa de peixe do rio com ovas, mas a escolha pode também recair no escabeche de coelho ou na codorniz com redução de abafado, na salada de galo do campo ou no tártaro de peixes e marisco do rio.

Ao invés do mar, o peixe vem do rio Tejo, de onde a fataça – ao qual chama de “robalo do rio” – e o lúcio-perca recebem sempre o devido protagonismo por parte de Rodrigo Castelo. Assim, há que eleger entre os lombos de fataça com o guloso arroz de berbigão e o lúcio-perca com puré trufado, ou a caldeirada de enguias e a massa à barrão.

Na carne, recomenda-se o rabo de toiro com puré de favas e hortelã, além da lombeta de novilho, do tornedó de touro com lagostins do rio e do galo do campo com puré de ervilhas.

Gelado de melão com pimento e sementes de abóbora em crocante

Finalizemos o repasto. Para adoçar o palato, Rodrigo Castelo sugere a celeste em tarte com gelado de laranja, os tradicionais arrepiados de amêndoa com frutos vermelhos e o curioso gelado de melão com pimento, que confere um sabor agradável no palato, acompanhado por sementes de abóbora em crocante.

Depois do Porto, com o restaurante Casa Inês; do Alentejo, com o Tomba Lombos; do Algarve, com o restaurante Noélia e Jerónimo; e de Trás-os-Montes, com o Solar Bragançano, o projeto gastronómico “Portugal de Norte a Sul” de Fárima Moura vai já na 5.ª edição de cozinha regional portuguesa.

Sobre Rodrigo Castelo, relembramos que, em outubro de 2013, inaugurou o Taberna Ó Balcão, em Santarém e, em julho deste ano, aceitou o desafio em abrir um novo projeto gastronómico, o Peixe Ó Balcão, aberto no Mercado de Algés.

De volta ao Terraço, a semana da cozinha tradicional ribatejana começou ontem, dia 16, e decorre até 26 deste mês de setembro. O valor do menu é de 45 euros sem vinhos e de 60 euros com vinhos. As reservas podem ser feitas através do 213 198 934 ou de reservas.terraco@tivolihotels.com.

Bom apetite! •

+ Restaurante Terraço
+ Taberna Ó Balcão
© Fotografia: Mário Cerdeira

Partilhe com os amigos