Mário Lúcio / Conservatório

A A2C2 associa-se pela primeira vez à Universidade de Coimbra na co-organização do Concerto que Mário Lúcio Sousa realizará no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra hoje, dia 2 de dezembro.

Mário Lúcio nasceu no Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde, a 21 de Outubro de 1964. Licenciado em Direito pela Universidade de Havana, foi deputado ao Parlamento Cabo-Verdiano e embaixador cultural do seu país antes de se tornar, em 2011, Ministro da Cultura de Cabo Verde, cargo que desempenha até à data. Condecorado com a Ordem do Vulcão, ao lado de Cesária Évora, foi o artista mais jovem de sempre a receber tal distinção do Presidente da República do seu país.

Na música, foi fundador e líder do grupo musical Simentera, é compositor, multi-instrumentista e estudioso da música tradicional. Já gravou com Manu Dibango, Touré Kunda, Paulinho da Viola, Maria João e Mário Laginha, Gilberto Gil, Luís Represas, Milton Nascimento, Pablo Milanés, Harry Belafonte, Toumani Diabate, Mario Canonge Ralph Tamar, Pedro Jóia, Teresa Salgueiro, entre outros. Um curriculum de fazer levantar o sobrolho.

Nas letras dos livros, Lúcio é, além do romance “Biografia do Língua”, que venceu o Prémio Literário Miguel Torga em 2015, autor das seguintes obras: “Nascimento de Um Mundo2 (poesia, 1990); “Sob os Signos da Luz” (poesia, 1992), “Para Nunca Mais Falarmos de Amor” (poesia, 1999), “Os Trinta Dias do Homem mais Pobre do Mundo” (ficção, 2000), prémio do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, “Vidas Paralelas” (ficção, 2003), “Saloon” (teatro, 2004), “Teatro” (coletânea, 2008), “O Novíssimo Testamento” (romance, 2010), Prémio Literário Carlos de Oliveira.

O convite está lançado para ir descobrir Cabo Verde através da música de um dos seus mais ilustres representantes. Hoje, no Conservatório de Música de Coimbra. Alinha? •

+ Conservatório de Música de Coimbra
+ A2C2
© Pormenor do cartaz de divulgação.

Partilhe com os amigos: