Arte japonesa contemporânea / Museu do Oriente

Ao Museu do Oriente, em Lisboa, chega este mês de janeiro a exposição “No Borders” que é uma viagem singular até à arte japonesa contemporânea.

Obras criadas no Japão, Estados Unidos da América, Singapura e Portugal apresentam o percurso transversal da artista japonesa Izumi Ueda Yuu em “No Borders”, a sua primeira exposição em Portugal, onde vai poder apreciar instalações da artista. A exposição integra cerca de 50 obras, incluindo três instalações, gravuras de grande formato, esculturas em várias dimensões e técnicas – como a emblemática “Steps”, formada por centenas de círculos e “No Time to Kill” -, um conjunto de 30 objetos e peças de estudo.


© “Blue mountain printing”

Recorrendo à pintura, gravura e escultura, a “artista cristaliza nas suas criações a relação particular que estabelece com cada um dos locais que visita, sendo frequente a utilização de materiais encontrados in situ“. Instalações de grandes dimensões como “Shoes, shoes” ou “Mount Fuji”, referenciam a vivência social japonesa e a dicotomia, por vezes tensa, da tradição versus progresso.

Assumindo a superfície – ou o tangível – como a sua base trabalho, Izumi Ueda Yuu procura relatar as histórias do que vive e existe no interior das formas e dos objectos. O modo directo e espontâneo com que cria objectos, a partir de formas familiares, reflecte uma prática artística que flui na continuidade da vida quotidiana“. Com exemplo, tem as séries de gravuras como “Ann’s Garden Gloves” ou “Love has no borders”, ou mesmo os objetos-escultura “Knitted Paper Objects”. Um exercício diário de observação, registo e transformação da artista, atravessa mais uma fronteira, a da “experiência imediata, da pele e da superfície, para a intimidade da interpretação“.


© “Shoes whole”

“No Borders” é a síntese das experiências vividas e sentidas de Izumi Ueda Yuu através de vários âmbitos geográficos e humanos (a trilogia artista, mulher, mãe), apresentadas em instalação, gravura e pintura, de onde se destaca uma versão inédita de Mount Fuji, desenvolvida propositadamente para esta exposição no Museu do Oriente – a não perder.

Os trabalhos de Izumi Ueda Yuu figuraram em várias publicações especializadas e catálogos, integrando também coleções privadas e públicas a nível internacional. Formada em Escultura pelo Maryland Institute College of Art, a artista participa regularmente em mostras colectivas e individuais, desde 1967, e foi artista-residente no Hungarian Multicultural Center [Hungria], Fundação OBRAS [Portugal], AWA Paper Factory e Atelier Outotsu Printmaking [Japão].


© “Boat origami”

A inauguração está marcada para o próximo dia 21 de janeiro, pelas 18h00, e ficará patente até dia 27 de março. Um exposição a visitar, em Lisboa. •

+ Museu do Oriente
© Fotografia em destaque: “Shoes stringhouse”.

Partilhe com os amigos: