EDP Fado Cafe / Alive’16

O NOS Alive e a EDP reforçam a sua parceria de longa data com a apresentação de um novo palco para celebrar o género musical mais importante da música popular portuguesa – o Fado. O EDP Fado Cafe, o sétimo palco do festival, nasce numa zona renovada do recinto com cenografia própria que irá envolver todos os festivaleiros num ambiente tradicional português, com músicos já conhecidos dos palcos.

A requalificação de uma rua com 150 metros de comprimento, eminentemente inspirada na traça Pombalina, irá albergar vários elementos da cultura portuguesa, entre eles a recriação do Museu da Eletricidade e do futuro MAAT (Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia). Nesta zona viverá o novo palco, dois espaços centrais de ativação da EDP, e ainda várias zonas comerciais. O projeto é da autoria do arquiteto Rui Francisco e a produção está a cargo da EPC (Empresa Portuguesa de Cenários).

O Fado – desde 2011 Património Imaterial da Humanidade – chega ao NOS Alive com uma cuidadosa programação que tem como objetivo dar espaço a este género musical português. Dia 07 de julho o EDP Fado Cafe recebe duas das mais impressionantes vozes do Fado, Marco Rodrigues e Raquel Tavares. No mesmo dia atuará ainda Tiago Bettencourt que irá revisitar temas do cancioneiro nacional que mais o influenciaram ao longo da sua carreira. O segundo dia do festival, vai contar com a curadoria do fadista e poeta Hélder Moutinho, voz que dispensa apresentações traz consigo artistas bem conhecidos do fado para momentos únicos. Marco Oliveira, Vanessa Alves e Ricardo Parreira são os fadistas que se juntarão a Hélder para uma noite que promete ser especial.

Já dia 09 de julho será brindado com uma programação muito especial preparada pelo programador da reconhecida casa de fados, “Mesa de Frades”. O local histórico será revisitado no NOS Alive através das vozes da conceituada fadista Ana Sofia Varela e da jovem Teresinha Landeiro. Para encerrar em grande o EDP Fado Cafe, sobe ao palco Dead Combo e as Cordas da Má Fama. Este espetáculo, será uma nova oportunidade para os muitos admiradores desta dupla mergulharem no imaginário fantástico da banda, pois também do ponto de vista cénico, este será mais um momento marcante no percurso dos Dead Combo. E porque há momentos que têm que ser revividos o NOS Alive vai ainda recuperar a pista de slow. Entre a 00h00 e as 04h00 o EDP Fado Cafe vai contar com voz, saxofone e piano onde será sempre hora para dançar.

Nomes já anunciados: 2ManyDJs (DJ Set), Agir, Ana Sofia Varela, Arcade Fire, Biffy Clyro, Branko, Bob Moses, Calexico, Carlão, Courtney Barnett, Curadoria Dead Combo e As Cordas da Má Fama, DJ Kamala (NBC, Sir Scratch e Bob da Range Sense, Mundo Segundo e Sam The Kid, HMB, DJ Kamala e Filipe Gonçalves, MGDRV, Da Chick, Rocky Marsiano, Meu Kamba Sound), Father John Misty, Foals, Grimes, Hélder Moutinho, Hot Chip, Jagwar Ma, John Grant, José González, Junior Boys, Little Scream, Marco Oliveira, Marco Rodrigues, M83, Paus, Pixies, Radiohead, Raquel Tavares, Ricardo Parreira, Robert Plant, SG Lewis, Tame Impala, Teresinha Landeiro, Tiago Bettencourt, The 1975, The Chemical Brothers, Throes & The Shine, Two Door Cinema Club, Vetusta Morla, Vintage Trouble, Vanessa Alves, Wolf Alice, Years & Years e Xinobi (Live).

A não perder, o novo palco do NOS Alive’16! •

Alive’16
Alive na Mutante
© Fotografia: Alive’16.

Partilhe com os amigos: