Dança, música e literatura / TCSB

Dança, música e literatura são o destaque na programação de Maio no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), que acolhe um especialíssimo concerto do sexteto “Catarina e os Mouros” e propõe uma visita a quatro dos maiores sucessos dos “Sábados para a infância”.

“Catarina e os Mouros” em concerto. No dia 14 de maio, pelas 21h30, o TCSB receberá o concerto de Catarina e os Mouros, um sexteto reunido em torno da voz de Catarina Moura e da música tradicional portuguesa, e que leva consigo Luís Pedro Madeira, Manuel Rocha, Miguel Veras, Ni Ferreirinha e Quiné Teles. Nomes que constituem a versão “renovada e aumentada” do grupo que se reuniu pela primeira vez, com este nome, em 2010 e que prepara agora a edição do seu primeiro trabalho discográfico. O disco (e o concerto, que serve também para o pré-apresentar ao público de Coimbra) oferece uma viagem por músicas que fazem parte da nossa memória colectiva. “É de memória que primeiro são as cantigas que a Catarina quer cantar, como quem se arma em deus e sopra vida ao corpo que parecia morto, tão morto pois tão caído no esquecimento. Primeiro cantou-as sozinha aos ouvidos de uns poucos que também se agradaram das cantigas e se lhe juntaram, a ela. Mouros como ela, fizeram com o seu nome aquilo que ela fez às cantigas de outras vozes – roubaram-lho. E passaram a dar pelo nome de Catarina e os Mouros” – nas palavras do grupo.

Sábados para a infância, um clássico que não queremos que acabe, volta a estar presente no TCSB este mês. “Ver a Odisseia para chegar a Ítaca”, de Leonor Barata, “Costurar cantigas e histórias da nossa memória”, do Taleguinho, “Catra… Pum!”, de Vânia Couto, e “Flores de Livro”, com Cláudia Sousa, são as quatro propostas d’A Escola da Noite para os Sábados para infância no TCSB. Imperdível e… não deixe de levar os seus mais pequenos a viver o Teatro e a cultura.

Em “Ver a Odisseia…”, que estreou no TCSB no passado mês de março, Leonor Barata propõe uma viagem ao incontornável texto de Homero, a partir das adaptações de Maria Alberta Menéres e de Frederico Lourenço. Com a voz e o corpo, conduz as crianças ao longo da fantástica viagem de Ulisses, num espectáculo de dança e teatro indicado para todas as idades. O espectáculo é no dia 7 de Maio, sábado, pelas 11h00. Escusado será dizer que é obrigatório!

“Costurar cantigas e histórias da nossa memória”, do Taleguinho é provavelmente o maior sucesso dos Sábados para a Infância. Estreado no TCSB no início de 2015, regressa agora para uma sessão especialmente dedicada a todos aqueles que ainda não puderam vê-lo, vai ficar em casa? Ao longo de 60 minutos, Catarina Moura e Luís Pedro Madeira proporcionam ao público o contacto com o património imaterial tradicional. Através de histórias cantadas, as crianças têm a oportunidade de escutar, num alinhamento recheado de temas tradicionais, canções, histórias, lengalengas, do aqui e do agora, contadas e cantadas. O concerto terá lugar às 11h00 no dia de 14 de maio.

Mais à frente, no dia 21 de maio, é a vez de Vânia Couto regressar ao TCSB, com o seu “Catra… Pum!” – um espectáculo de teatro, conduzido pela música, dinâmico e interativo. Ao longo de uma hora, Catrapum viaja pelo mundo real e imaginário: um hospital de instrumentos que se transforma numa casa de fados, os ruídos das grandes cidades, o vento no topo de uma montanha, uma vela de um barco que não é um barco mas que vai navegar, um mar que se move e que soa dentro do público, por entre o público… Uma viagem pelo sons, desde o som cru até à música construída, através de paisagens sonoras, músicas tradicionais do mundo, misturando a electrónica e os sons acústicos, entre um cenário que se move e se multiplica. Imperdível para despertar a imaginação através da música.

Por fim, no último sábado do mês, Cláudia Sousa traz a sua mala dos livros para uma nova sessão de leitura de contos para a infância. “Flores de Livro” terá lugar no dia 28 de Maio e inclui leitura, espaço para as crianças desenharem e a possibilidade de os meninos requisitarem livros para ler em casa ao longo do mês. Ou não é através dos livros (e desde pequeninos) que nos construímos, evoluímos e somos maiores?

Para mais facilmente tomar nota:
07/05, 11h00 – “Ver a Odisseia para chegar a Ítaca”, Dança.
14/05, 11h00 – “Costurar cantigas e histórias da nossa memória”, Música.
14/05, 21h30 – “Catarina e os Mouros”, Música.
21/05, 11h00 – “Catra… pum!!!”, Música.
28/05, 11h00 – “Flores de Livro”, Leitura.

Ao mesmo tempo, A Escola da Noite continua em digressão com “A Canoa”, levando o seu mais recente espectáculo a Braga, Saragoça (Espanha) e Figueira da Foz.

Tome nota de tudo e rume ao teatro, em família! •

+ TCSB
+ A Escola da Noite

Partilhe com os amigos: