Quando água é vapor / Cento e Quatro°

Porque a comida saudável está na ordem do dia, os produtos são escolhidos a dedo e cortados nas dimensões certas para que a cozedura entre todos resulte em conformidade ao fim de dois minutos. Tudo a postos para saber mais?

Ravioli de requeijão e espinafres com pêra Rocha, nozes e pesto de espinafres Cento e Quatro°

Pois bem. Falamos do Cento e Quatro°, o novo spot do espaço de restauração do Amoreiras Shopping Center, em Lisboa, cujo nome traduz a temperatura ideal para cozinhar a vapor os alimentos. Segundo Nuno Gi, um dos sócios, “cozinhar a vapor está associada a comida saudável e a produtos frescos”, daí que a seleção dos ingredientes tenha sido feita com o rigor exigido e complementado por um trabalho feito em conjunto entre Francisco Magalhães, o chef, e a nutricionista Maria Inês Antunes, com o intuito de “equilibrar” as ideias “com a fracção nutricional”, com enfoque também no uso recorrente das ervas aromáticas e dos frutos secos, e a adição de um fio de azeite virgem extra no fim da cozedura de cada opção.

Mas vamos por partes. Na vitrine desta loja aberta inspirada nos mercados londrinos e com 12 opções que nascem a partir da cozinha mediterrânica, quais cada produto está previamente preparado em pequenos cestos recicláveis e biodegradáveis. A garantia sobre a frescura dos alimentos é dada por ambos e apenas o arroz, a quinoa, o cuscuz, o prato e a batata-doce são cozinhados antes, para que todos apresentem a consistência/ textura adequada após os dois minutos de cozedura dentro do forno com a tecnologia cera para o efeito – cada um tem a capacidade para acolher 16 cestos em simultâneo. Portanto, enquanto aguarda pelo cesto, faz o pedido da bebida – e da sobremesa, sugestão também ela tentadora e da criação de Joana Xardoné, a chef pasteleira que é quem mete a colher no último momento do repasto – e o pagamento, enquanto vê o tempo a passar em contagem decrescente… et voilá! Tudo pronto para saborear… com tempo.

“a água aromatizada é oferta, porque a água faz parte da pirâmide alimentar”

No entanto, e tal como advertiu Francisco Magalhães, a comida do Cento e Quatro° não apresenta certificação adequada para celíacos, “portanto quem vem cá vem é porque consome comida glúten free por opção”. Mesmo assim, cada cesto tem informação correspondente através de símbolos correspondentes a receitas vegetarianas, sem glúten, sem lactose, ovo-lacto vegetariano, baixo teor em gordura e alto teor em proteína, tendo sido esta informação aprovada pela supramencionada nutricionista.

Nas bebidas, “a água aromatizada é oferta, porque a água faz parte da pirâmide alimentar”, reforçou Nuno Gi, o chá frio vai mudando e é temperado com mel, ao invés de açúcar, e há tangerinada que, “no fundo, é uma limonada natural, sem corantes nem corantes, feita à semelhança da limonada”, continuou. O vinho a copo é outra das sugestões nas versões branco e tinto ou não fosse a Cento e Quatro° inspirada na cozinha mediterrânica – apesar de, por aqui, caberem outros sabores –, onde o vinho tem um papel importante.

Por fim, à mesa são muitos os sabores a provar, como o ravioli de requeijão e espinafres, “produto oriundo de Itália”, assegurou Francisco Magalhães, com pêra Rocha, nozes regado e pesto de espinafres Cento e Quatro°, uma boa opção para quem aprecia as massas frescas italianas e o recheio desta.

Aos que preferem o mar, fica a dourada com um deleitoso cuscuz com pasta de azeitona, que apetece comer sem parar, acompanhada com tomate cereja e salsa. Ou o camarão com arroz de coco e sweet chilli ou o salmão com laranja e funcho, e quinoa, uma fusão de sabores que deve resultar bem.

O frango em vinha d’alhos com batata doce e chouriço representa, por sua vez, Portugal e, por conseguinte, os que preferem um repasto mais ajustado a um apetite maior.

“queremos ter a missão de sermos nós a expandir a comida cozinhada a vapor em Portugal”

Bolo de cacau ao vapor com manteiga de amendoim

Para a sobremesa há três sugestões. O bolo de cacau sem manteiga nem farinha, mas com manteiga de amendoim, “o pequeno pecado” com 132 quilocalorias no meio de uma cozinha inteiramente saudável cozinhado a vapor, traduz 18 por cento dos pedidos dos clientes da Cento e Quatro° do Atrium Saldanha, o primeiro a abrir portas em Lisboa.

Mousse de iogurte com mel, sementes e frutos secos

Na lista consta ainda a mousse de iogurte com mel, sementes e frutos secos, que também pode ser um lanche, e a gelatina.

Em suma, 104° é a temperatura ideal para que cozinhar os alimentos em vapor sem destorcer o sabor. Por isso, “queremos ter a missão de sermos nós a expandir a comida cozinhada a vapor em Portugal”, rematou Nuno Gi.

+ Cento e Quatroº
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: Camarão, arroz de coco e sweet chilli

Partilhe com os amigos: