Nike Beautiful X Powerful, homenagem a Joan Benoit

A Nike Beautiful X Powerful, inspirada pela atleta Joan Benoit, é a primeira colecção cápsula da gama Nike Beautiful X, uma linha que celebra a força de diferentes mulheres atletas a cada temporada.

A cada estação, a Nike celebrará uma nova atleta e a sua história através de uma conseguida aliança entre desporto e estilo – através do calçado. Em duas horas, 24 minutos e 52 segundos, Joan Benoit Samuelson deu início a uma revolução no mundo do atletismo. O ano: 1984; o local: Los Angeles; o evento: a primeira maratona feminina na história dos Jogos Olímpicos. Data a ficar na memória de quem segue, de perto, a prova rainha. A vitória colocou um fim nas noções obsoletas que, em tempos, limitavam o atletismo feminino nos Jogos Olímpicos por 1,500 metros: perpetuava-se a ideia de que as mulheres não eram fisicamente capazes de aguentar grandes distâncias. A corrida em si fez valer anos de campanha pela inclusão por parte do International Runners Committee, criado por um grupo de corredoras fortemente apoiadas pela Nike.

A performance de Benoit Samuelson em Los Angeles, juntamente com a sua célebre frase: “Não existe uma linha final”, também inspirou a marca a continuamente esforçar-se para apoiar e celebrar mulheres atletas em todos os desportos. Ao longo dos anos, a dedicação da Nike a estas atletas foi crescendo constantemente, levando à criação da Maratona Feminina da Nike em São Francisco, no ano de 2003. Depois, uma série de corridas internacionais expandiu o movimento para o resto do mundo, dando origem à comunidade NikeWomen: mais de quatro milhões de atletas internacionais correm e treinam em conjunto, motivadas por um estado de espírito e compromisso de desafiar os seus limites.

A colecção Beautiful X Powerful celebra esta evolução, que teve origem naquela vitória de Benoit Samuelson. Agora, e pela primeira vez, a Nike lança uma colecção de calçado inspirada em mulheres atletas e nas suas importantes conquistas, sendo que a primeira colecção-cápsula, Beautiful X Powerful, reimagina quatro modelos de calçado icónicos da Nike (Cortez, Air Max Ultra Thea, Air Presto e Air Huarache Run Ultra), dando em cada um deles a tal frase célebre “Não existe uma linha final”. Os modelos exibem ainda linhas que remetem para a velocidade, tecido jacquard inspirado na celebração da vitória e iconografia da corrida da Benoit Samuelson.

A colecção Nike Beautiful X Powerful Premium Leather estará disponível a partir de hoje, dia 06 de outubro, através da SNKRS App e em lojas seleccionadas. A colecção Nike Beautiful X Powerful Jacquard estará disponível no site da marca a partir do dia 01 de dezembro.

+ Nike

Partilhe com os amigos: