“Faro Pelo Mundo” no Espaço Espelho D’Agua

O Espaço Espelho D’Agua, em Lisboa, tem vindo a promover uma série de concertos com artistas que representam nova música contemporânea brasileira. Batizado de “Faro Pelo Mundo”, o segundo concerto do projeto será com o cantor e compositor Chico Salém.

O Faro Pelo Mundo nasce da mudança para Lisboa da jornalista e (agora ex) apresentadora do programa da rádio MPB FM, Faro MPB, Fabiane Pereira, para a tirar um curso de mestrado e uma residência artística-literária por dois anos. É ela quem assina a curadoria dos concertos. O Espaço Espelho d´Água (EEA) está sob a batura do casal Mário Almeida e Mona Camargo, ele angolano e ela brasileira. Com uma localização privilegiada, nas margens do Tejo, em Belém, o EEA oferece aos visitantes uma experiência sensorial única tanto pelo design de interiores como pela vista ímpar para o rio e para a encosta do Restelo e da Ajuda. Para além destes fatores, o espaço tem uma forte componente artística: a calçada portuguesa da entrada, construída a partir de uma obra de Yonamine, a pintura mural de Sol Lewitt – que foi “descoberta” e restaurada durante as obras de requalificação do edifício -, os seis carrinhos de hotel pintados por Pedro Campelo, assim como as casas de banho públicas decoradas com azulejos tradicionais desenhados pelo Estúdio Pedrita. Tudo isto num local banhado pela luz de Lisboa e do Tejo através das amplas janelas do edifício.

Sobre Chico Salém, músico que subirá ao palco do EEA no próximo dia 19 de novembro, pelas 22h00, é um músico virtuoso, integrante da banda de Arnaldo Antunes, Chico Salém é cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical. A parceria de longa data com o ex-Titãs rendeu várias composições e concertos pelo Brasil e pelo mundo. Ao longo dos seus 22 anos de carreira, Chico Salem acompanhou artistas como Luiz Melodia, Marina Lima, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Elza Soares, Zeca Baleiro, Emicida, Adriana Calcanhoto, Nando Reis, Branco Mello, Erasmo Carlos, entre outros; nomes bem reconhecidos, por muitos. Em 2002, lançou o seu primeiro disco a solo. Este ano, de 2016, Salém lançou o seu segundo álbum, “Maior ou Igual a Dois”, que está preenchido com parcerias e participações especiais. Num formato de voz e violão, Salém prepara-se assim para apresentar o seu mais recente trabalho no projeto “Faro Pelo Mundo”.

Um programa para sábado à noite com vista sobre o Tejo ao som de música contemporânea brasileira. •

Espaço Espelho de Água
© Fotografia: Chico Salém por José de Holanda.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.