Nove boas novas por Anna Lins / Miss Jappa

Com a chegada dos meses frios do ano, há que acicatar os apreciadores da cozinha da “Terra do Sol Nascente”, desde os mais conservadores aos otaku ou geeks, em japonês.

Nasu Dengaku: Beringela grelhada com molho dengaku, bacon crocante e rebentos de mizuna

“A carta é um ser em constante mutação, as ideias não param de surgir, as estações mudam e existem novos ingredientes”. A afirmação é de Anna Lins, chef do Miss Jappa, um dos restaurantes de cozinha japonesa no Príncipe Real, em Lisboa.

Por conseguinte, nada melhor do que “pôr as mãos na massa” e mostrar quão versátil é a gastronomia nipónica que, neste espaço, é concebida para partilhar – o que não coibe, porém, que o pedido individual seja feito.

Bao de salmão teriyaki, rúcula e pickle de daikon

Mas vamos às novidades, começando pelo bao de salmão teriyaki, o pão a vapor inspirado na comida asiática com salmão teriyaki (marinado em molho de soja e saké sendo, em seguida, grelhado), rúcula e pickle de daikon (rabanete branco) que consta no alinhamento da Japanese Junk Food da carta do Miss Jappa.

Contudo, o início do repasto pode muito bem iniciar com o Nasu Dengaku, outra das boas novas da estação, composto pela beringela grelhada com molho dengaku (à base de miso, saké e açúcar), bacon crocante e rebentos de mizuna, uma entrada de fácil apreciação.

Kaisō: Corvina zukê, puré de maçã verde, “ovas” de yuzu e telha de arroz

Ainda na versão de boas vindas, desta vez dirigida à mais recente geração de apaixonados pela cozinha japonesa, Anna Lins sugere o kaisō – corvina zukê, puré de maçã verde, “ovas” de yuzu e telha de arroz –, uma das melhores combinações de sabores que, de uma só vez, conquista o palato e incita à repetição.

Fuyumaki: Rolo de papel de arroz com camarão em tempura, amêndoa, shisô e molho de figo

Para continuar, a chef do Miss Jappa incluiu três boas novas na lista Do Sushi Bar. Iniciemos a investida pelo Fuyumaki (oito peças), que consiste em rolo de papel de arroz com camarão em tempura, amêndoa, shisô (o chamado manjericão japonês) e molho de figo. Uma sugestão que poderá vir a tornar-se um vício, graças à combinação dos ingredientes feita por Anna Lins.

Sigamos, agora, para o Atsui (cinco peças) traduzido por rolo quente de salmão e peixe branco, com abacate, espargo e masago, e terminemos com chirashi, “um prato de senhora”, segundo a chef, composto por sushi solto de três peixes – um dos quais é o salmão que esteve a marinar em chá de jasmim conferindo, assim, um interessante sabor a este peixe –, manga, tobiko (ovas de peixe voador), omelete japonesa e gema curada, a qual é para envolver no arroz, o que torna este prato guloso.

Os niguiris continuam a ser muito apreciados pelos amantes da cozinha japonesa

Ainda nos pratos frios, e apesar de já fazerem parte da carta desde a abertura do Miss Jappa, importa sublinhar que o sashimi é um dos clássicos de Anna Lins.

Outra das novidades, desta vez nos quentes, é o ramen de chasuni, com cachaço de porco, espinafres, kimchi (condimento típico da cozinha coreana cuja base é a acelga, uma hortaliça), cebolo e ovo.

O taruto e a yokan, as novas sobremesas do Miss Jappa

O taruto – torta de alaranja, gengibre, shisô e espuma de amêndoa – e a yokan – uma combinação agridoce e de truz feita a partir da marmelada de feijão azuki com requeijão de cabra e nougat de noz – rematam a lista de boas novas da carta do Miss Jappa, na qual Anna Lins (leia a entrevista aqui) continua a expressar uma interpretação muito própria dos sabores da cozinha japonesa.

Com o intuito de complementar esta mão cheia de novidades, há três novidades a provar por quem gosta de cocktails. Tome nota: Apple & Eve, com vodka Bison Grass, puré de maçã, limão e maçã caramelizada; Mr. Murray, com gin Tanqueray, sakê, limão, sumo de yuzu e manjericão; e Tokyo Garden sem álcool. A somar às experiências há uma nova receita de Sakêgria com Tangerina e Gengibre, entre outras sakégrias, sakés, cervejas e, claro, o vinho.

E que tal presentear um amigo ou um familiar com um jantar no Miss Jappa? Para o efeito, o restaurante do n.º 5 do Praça do Príncipe Real, em Lisboa, disponibiliza vales de oferta, no valor de €50.

Sobre o horário, e uma vez que há obras em um prédio vizinho, os almoços passaram a ser servidos apenas ao sábado e ao domingo, das 12.30 às 15 horas, encontrando-se de portas abertas para o jantar de Terça a Domingo, entre as 19.30 e as 00 horas.

Bom apetite! •

+ Miss Jappa
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: Chirashi, um prato composto por sushi solto de três peixes, manga, tobiko, omelete japonesa, gema curada e arroz,

Partilhe com os amigos: