Teatro com Mariano Pensotti / Maria Matos

O premiado autor e encenador argentino Mariano Pensotti regressa ao Teatro Maria Matos, em Lisboa, com a sua nova criação “Arde Brillante en los bosques de la noche”, onde investiga os ecos da Revolução Russa na América Latina atual, passados 100 anos sobre esse acontecimento.

A estreia mundial aconteceu no HAU em Berlim, esta semana, e chega à sala principal do Maria Matos a 21 e 22 de janeiro, (21h30 e 18h30 respectivamente), no âmbito do Passado e Presente – Um programa Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura 2017. Nesta nova criação, o dramaturgo e encenador argentino Mariano Pensotti revisita a figura de Alexandra Kollontai, revolucionária soviética e feminista. Partindo das suas preocupações em torno das políticas do corpo, da sexualidade e da identidade feminina, vai à procura das ressonâncias da Revolução Russa na América Latina de hoje.

Pensotti propõe uma peça em três partes cujas histórias agem umas sobre as outras, transformando a vida das suas personagens: um teatro de marionetas, feitas à imagem dos atores que as manipulam, um teatro e um filme. Apropriando-se de algumas propostas formais das vanguardas russas, a peça discute a dicotomia entre ser espectador ou participante na História e investiga a validade de algumas ideias acerca do controle político sobre o corpo. Qual é a relevância atual de ideias que fizeram a Revolução Russa, cem anos depois de esta ter ocorrido?

Mariano Pensotti (Buenos Aires – 1973) estudou cinema, artes visuais e teatro. As suas performances foram apresentadas na Argentina e em festivais e teatros na Bélgica, Alemanha, França, Irlanda, Lituânia, Brasil, Canadá, Japão, Áustria, Espanha, Chile, Reino Unido, Dinamarca e Suíça. Pelo seu trabalho ganhou os prémios Rozenmacher, Clarin e Premio F; recebeu ainda bolsa da Unesco-Aschberg, Rockefeller Foundation, Fundación Antorchas e Casa de América de Madrid.

Por tal, é a não perder, se estiver por Lisboa. •

Maria Matos
© Fotografia: DR.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.