Festival Fado / Marrocos

Sevilha, Rio de Janeiro, Bogotá, Madrid, Santiago do Chile, São Paulo, Buenos Aires. Cidades por onde o Festival do Fado já passou, em algumas mais do que uma vez, com os nomes maiores do nosso Fado. Eis que este 2017 se dá a estreia absoluta em Marrocos.

O Festival do Fado, que nasceu em 2011 em Madrid e passou por sete metrópoles da Europa e da América Latina, chega finalmente a Marrocos. A primeira edição do Festival de Fado Marrocos vai ter lugar no emblemático Teatro Nacional Mohammed V, em Rabat, de 19 a 21 de abril. Carminho, Luís Guerreiro e os convidados, Maura e Rodrigo Costa Félix, são as estrelas do Festival em terras Marroquinas.
O festival, como já bem habitou na sua programação, vai contar ainda com a projeção de filmes portugueses, um ciclo de conferências e uma exposição representativa do Fado, com o selo de qualidade do Museu do Fado de Lisboa. Um Festival que soma e segue, para orgulho de todos, num estilo só nosso.

O tema do Festival esta edição – A Historia do Fado – irá ajudar a entender a origem a evolução e os mistérios deste estilo musical. A presença de artistas de primeira grandeza como Carminho, Luís Guerreiro, Maura e Rodrigo Costa Félix, prometem encantar e surpreender, naturalmente, o público de Rabat. O evento, pela ambição e por apresentar ao mesmo tempo a história e a atualidade do Fado, tornou-se um marco no calendário de artistas e conferencistas. A sua estreia precedeu a consagração pela UNESCO do Fado como Património Imaterial da Humanidade. Desde então, o festival acompanha os triunfos dos fadistas nos maiores palcos do mundo e a evolução do estudo da história do género. O Festival do Fado, que já conquistou o mundo, com edições em Madrid, Sevilha, Buenos Aires, Bogotá, Santiago do Chile, Rio de Janeiro e São Paulo, chega agora a Marrocos, ao Teatro Nacional Mohammed V.

Programa por dias:
20/04 – Luís Guerreiro e convidados (Maura e Rodrigo Costa Felix). Guitarra Portuguesa – Luís Guerreiro; Viola Fado – Flávio Cardoso; Baixo – José Marino de Freitas; Voz – Maura e Rodrigo Costa Félix
Luís Guerreiro, virtuoso guitarrista português, chega ao Festival Fado Marrocos no dia 20 de abril e leva consigo convidados bem especiais. Com mais de 20 anos de carreira, marcou o fado português através do seu natural e incrível talento na guitarra portuguesa. Acompanha artistas como Carminho e Cuca Roseta, e já tem previsto lançamento do primeiro álbum para este ano. O artista estará acompanhado de Maura – jovem fadista revelação de 2016 – e Rodrigo Costa Félix – um dos fadistas mais reconhecidos da atualidade.
Luís Guerreiro promete levar a Marrocos o melhor da guitarra portuguesa e evidenciar cada vez mais a importância do fado no panorama da música mundial.

21/04 – Carminho. Voz – Carminho; Guitarra Portuguesa – Luís Guerreiro; Viola Fado – Flávio Cardoso; Baixo – José Marino de Freitas. Carminho, uma das vozes mais internacionais do Fado português, encerra o Festival Fado Marrocos no dia 21 de abril. Atualmente em tournée de apresentação do seu mais recente trabalho, “Carminho Canta Tom Jobim”, álbum com direção musical de Paulo Jobim, a artista promete levar até Rabat um espetáculo único onde irá percorrer os grandes sucessos da sua carreira. A fadista que começou no Fado com apenas 12 anos já conta com quatro álbuns de sucesso. “Fado” (2009), “Alma” (2012), “Canto” (2014), “Carminho Canta Tom Jobim” (2017). Em 2014 actuou no Festival de Fado Brasil, com salas esgotadas tanto no Rio de Janeiro, como em São Paulo e em 2015 esgotou Madrid e Sevilha em dois concertos memoráveis. No ano seguinte marcou presença no Festival Fado na América Latina, que lhe valeu aclamação da crítica local.

É este, sem dúvidas, um Festival a não perder, se estiver por Marrocos, nestes dias. Um Festival que leva o nosso Fado a bom porto, em cais internacionais. •

+ Festival do Fado Marrocos
+ Luís Guerreiro
+ Carminho
© Fotografia: (pormenor) Carminho.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.