Férias de Verão no TCSB

Quem tem pequenada por perto já está a pensar o que lhes arranjar para as férias, já que sexta-feira é o último dia de aulas, para os ilustríssimos estudiosos. Este ano, as férias de Verão prometem ser, novamente, bem animadas no Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB), em Coimbra: Ricardo Kalash, Leonor Barata e Ana Biscaia dirigem workshops de teatro, dança e ilustração para crianças dos 6 aos 12 anos.

Pelo terceiro período de férias consecutivo, o actor e encenador Ricardo Kalash volta a encher de teatro as férias dos mais novos. Neste verão, dirige uma oficina distinta, para a faixa etária dos 6 aos 12 anos, de 10 a 14 de julho. Ao longo dessa semana, as crianças vão brincar ao Teatro a partir de um texto escolhido pelo formador, e preparar uma breve apresentação para os familiares e amigos, que terá lugar na sexta-feira, ao final da manhã: luxo absoluto!

Leonor Barata, vai meter tudo a dançar com as cores. Na última semana de junho (a próxima), é a vez de Leonor Barata – bailarina e coreógrafa que colabora regularmente com os Sábados para a Infância – ir encher de cor o palco do TCSB. Esta oficina visa desenvolver a expressão artística através da dança e do corpo em movimento: “durante uma semana – explica a formadora – vamos explorar a metodologia da Dança Contemporânea com os intervenientes para que cada um encontre o seu movimento e a sua forma especial de dançar”. As cores servem de “ponto de partida e indutor da criação: Como fica o meu corpo perante o azul? Como danço o vermelho fogo? O que é um sorriso amarelo?”. O workshop decorre também ao longo de cinco dias (segunda a sexta-feira, entre 26 e 30 de Junho). Cada sessão será dedicada a uma cor. “No final misturamos tudo para uma dança às cores ou monocromática, depende das vontades e desejos de cada um”, adianta Leonor Barata. Perfeito!


© Ricardo Kalash, Workshop

Ana Biscaia e a poesia de Sophia. A última oficina terá lugar entre 17 e 21 de Julho e é dedicada à ilustração, sob a orientação da mestre Ana Biscaia. Com o sugestivo título “Cartazes, cabeças cabeludas e Sophia: Férias ilustradas no TCSB”, o workshop incluirá desenho de cartazes de “uma peça de teatro inventada”, a ilustração “de um poema sobre cabelos” e três dias inteiramente dedicados à ilustração do belíssimo texto “Caminho da Manhã”, de Sophia de Mello Breyner Andresen. O “poema-recado” que Sophia escreveu em 1962, que abria o espectáculo “Matéria de Poesia” (apresentado pel’A Escola da Noite em 2006) e que nos fala de “figueiras transparentes e enroladas”, da “luz levíssima e fresca” e do “brilho azul dos azulejos” será agora transformado em livro, num “livro enrolado”, num “livro que é o caminho”, antecipa a ilustradora. E que nunca ninguém diga que a poesia não é para as crianças.

Todas as oficinas se destinam a crianças entre os 6 e os 12 anos, e estão sujeitas a um número mínimo de inscrições. As inscrições podem ser feitas pelos contactos habituais do TCSB: 239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt. Recapitulando:

26 a 30/06 – Dança/ Oficina, Das CORES: oficina de dança nas férias de Verão, com Leonor Barata.
De segunda a sexta-feira, 09h30 – 12h30, com apresentação pública na sexta-feira dia 30 pelas 12h30.
10 a 14/07 – Teatro/ Dança, Workshop de Teatro nas férias de Verão (II), com Ricardo Kalash.
De segunda a sexta-feira, 09h30 – 12h30, com apresentação pública na sexta-feira dia 14/07 pelas 12h30.
17 a 21/07 – Ilustração/ Oficina, Cartazes, cabeças cabeludas e Sophia: Férias ilustradas no TCSB, com Ana Biscaia.
De segunda a sexta-feira, 09h30 – 12h30, com apresentação pública na sexta-feira dia 21 pelas 12h30.

Dê-lhes, aos mais pequenos, semanas de vivências únicas, deixando-os mergulhar numa das melhores piscinas que há – e tão perfeita para refrescar neste verão -, a da arte e da criatividade! •

TCSB
© Fotografia de destaque: Ana Biscaia por Ali Matay.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.