Arquiteturas Film Festival 2017

Começa hoje mais um Arquiteturas Film Festival – mostra internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre a temática Arquitetura. A edição deste ano divide-se entre o Fórum Lisboa e o Cinema City Alvalade, e rege-se sob o tema “Let’s Get Physical”, perguntando “O que é ser um arquitecto?”; com quatro grandes nomes da arquitectura em destaque.

Um festival que pelo seu sucesso e programa escusa demoradas apresentações, tem vindo, desde a sua criação em 2013, a alimentar-se das infinitas possibilidades de valorização e divulgação da Arquitetura através do Cinema e da produção audiovisual em geral. Um festival obrigatório que procura tirar proveito da ampla rede de contactos entretanto criada entre outros festivais de Cinema de Arquitetura espalhados pelo mundo, para potenciar a projeção de filmes de grande relevância para a divulgação da cultura arquitectónica portuguesa, não só em território nacional, como também, e muito especialmente, a nível internacional. A cada edição com uma estrutura mais sólida, assente em fundações estruturadas na medida certa, este é o programa do Arquiteturas Film Festival 2017:

11/10, 19h30 no Fórum Lisboa e 12/10, 19h30 no Cinema City Alvalade – Rem Koolhaas, REM
Este documentário feito por Tomas Koolhaas, filho do aclamado arquitecto, contraria abordagens mais comuns de filmes sobre arquitectura, adoptando uma perspectiva mais humana – centra-se na vida que envolve as obras do Prémio Pritzker, como a Casa da Música no Porto, a loja da Prada em Beverly Hills, ou o Pavilhão Kanye West, em Cannes.

12/10, 21h30 no Fórum Lisboa e 13/10, 19h30 no Cinema City Alvalade – Jane Jacobs, Citizen Jane: The Battle for the City
Documentário realizado por Matt Tyrnauer sobre a relevante luta da jornalista e activista americana Jane Jacobs, durante os anos 1960, pela preservação de bairros históricos da cidade de Nova Iorque, e em forte oposição aos planos de Robert Moses.

13/10, 21h30 no Fórum Lisboa e 14/10, 19h30 no Cinema City Alvalade – Bjarke Ingels Group, Big Time
Realizado por Kaspar Astrup Schröder, este filme segue o arquitecto dinamarquês Bjarke Ingels durante um período de seis anos, enquanto trabalhava em dois projectos em Manhattan: O New York skyscraper W57 e o 2 World Trade Center.

15/10, 19h30 no Cinema City Alvalade – Álvaro Siza, Vizinhos (Partes 1-4)
Realizado pela repórter da SIC Cândida Pinto, que estará presente nesta sessão que encerra o festival, este filme é apresentado na sua versão integral de quatro partes, cada uma dedicada a um bairro de habitação projectado por Siza a partir da década de 1970 (Veneza, Haia, Berlim e Porto). Este integrou a Representação Oficial Portuguesa à Bienal de Arquitectura de Veneza de 2016.

Paralelamente aos destaques supra mencionados, o Arquiteturas apresenta uma série de filmes em competição divididos por categorias: internacional, novos talentos e experimental. No final de cada sessão, o público é convidado a dar o seu voto, e a entregá-lo aos assistentes de sala. Por fim, uma Masterclass que não vai querer perder com Daniel Kötter. O realizador e vídeo-artista alemão irá partilhar a sua experiência e a sua maneira de trabalhar; Kötter utiliza diferentes suportes e adapta-se a contextos institucionais variados, combinando técnicas de cinema estruturalista com elementos de documentário e musical experimental. O seu filme “HASHTI Tehran” (2017), é exibido dia 15 de outubro no Fórum Lisboa. A masterclass decorrerá no Salão Nobre da Trienal de Arquitectura de Lisboa, com entrada gratuita limitada à lotação da sala.

Para que nada lhe falhe, do detalhe das sinopses ao bilhete adquirido, do longo programa, é só clicar no link no final desta nota. Resta-nos dizer que é o Arquiteturas Film Festival é, como sempre, um festival a não perder, em Lisboa. •

Arquiteturas Film Festival
© Imagem em destaque (pormenor): Jane Jacobs, Citizen Jane – The Battle for the City.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.