VERÃO AZUL – Festival de Artes Performativas

O verão ainda não acabou… no Algarve. Vem por aí o Verão Azul – Festival de Artes Performativas que leva, de novo, a sul uma extensa programação nas áreas das artes performativas, artes visuais, cinema e música.

Um evento que visa promover a descentralização da difusão da arte contemporânea chega à sua 8.ª edição e, mantendo o fio condutor de interligação entre os municípios do eixo Barlavento–Sotavento, escolhe as cidades de Lagos e Faro para dois momentos de aproximação e sensibilização da comunidade à criação nacional e internacional. Entre 17 e 28 de outubro, “vários locais das duas cidades recebem um conjunto de propostas transdisciplinares que pretende continuar a cristalizar a razão pela qual o evento foi inaugurado em 2010, ou seja, fortalecer o posicionamento do Algarve enquanto pólo de criação artística contemporânea, afirmando a região como lugar de forte expressão artística e singularidade estética“.

O programa de 2017 contempla obras de carácter mais experimental, de artistas consagrados e emergentes, com destaque para nomes da nova dança portuguesa como Vera Mantero, Francisco Camacho ou João Fiadeiro. Tiago Rodrigues é outro dos destaques ao apresentar, pela primeira vez no Algarve, a sua internacional versão do amor impossível de “António e Cléopatra”. No campo da música, a confirmação do trio de Alex Zhang Hungtai, Gabriel Ferrandini e David Maranha, que actuará em Lagos, e de Murcof & Vanessa Wagner que vão apresentar “Statea”, no Teatro das Figuras, em Faro. Como vê, um programa cheio.

O festival investe igualmente “na criação de espaços de interacção entre os artistas, comunidade e público, desafiando os primeiros a realizar projectos que convoquem a participação da população e de grupos associativos locais. Nesse sentido, o compositor, produtor e criador cénico Jonathan Uliel Saldanha desenvolve o seu concerto-performance ‘Plethora’ – uma construção sonora e cénica para um conjunto de vozes e espaço acústico – e integra a participação de 70 pessoas da comunidade local“. De 20 a 27 de outubro, convocar-se-ão homens e mulheres com idades compreendidas entre os 12 e os 60 anos, com ou sem experiência no trabalho de voz, de origem amadora ou profissional a participar no processo de pesquisa vocal e cénica (inscrições nos workshops: info@festivalveraoazul.com / tel.: 96 357 92 89). O resultado poderá ser visto no Parque de Estacionamento do Mercado Municipal de Faro . Já o duo de rock experimental dos dos multi-instrumentistas Eduard Pou e Pau Rodríguez, os conceituados ZA!, realizará um workshop dirigido a 15 músicos (profissionais ou amadores) e estudantes de música a partir dos 13 anos cujo resultado será mostrado no palco do Clube Artístico Lacobrigense. O workshop terá lugar de 17 a 19 de outubro no mesmo local, das 18h00 às 21h00 (inscrições nos contactos dos workshops).

O Verão Azul – Festival de Artes Performativas espera por si, este outubro. Para consultar, ao detalhe, é só clicar nos links abaixo e organizar a sua agenda cultural. •

Verão Azul
Verão Azul Programa
© Imagem: cartaz de divulgação.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.