Ânfora estreia nova carta de Verão

Vera Silva, a chef do restaurante do Palácio do Governador, em Belém, dá as boas-vindas à mais calorosa estação do ano à mesa, essencialmente, com produtos portugueses de época.

Sob o tecto abobadado do Ânfora aguarda-se, agora, o alinhamento de uma carta demarcada por combinações gastronómicas inspiradas no receituário que mais apetece durante o estio. A começar pela sardinha, a rainha das festas sanjoaninas de Lisboa, protagonista da entrada da carta e acompanhada por uma bola de cebola e molho de pimentos. O queijo chèvre é, por sua vez, servido em gelado, cortando com a doçura dos morangos que compõem a salada de canónigos e flores. Para o camarão da costa portuguesa, a chef Vera Silva baseou-se no habitual “à guilho” com pimenta da horta. Já o carpaccio do lombo é apresentado de forma incomum com repolgas (variedade de cogumelos) e um aveludado de queijo parmesão.

Robalo com espuma de coentros e amêijoas acompanhado por arroz carolino de bivalves

Sobre os pratos de peixe apraz deixar o convite para uma viagem de Norte a Sul do país, com uma breve paragem por Alcácer do Sal, para degustar o seu arroz carolino com bivalves e temperado com os poejos alentejanos, para acompanhar o robalo do mar. A Sul, a chef foi buscar a sala algarvia para o salmonete e, a Norte, decidiu pelos tradicionais cuscus transmontanos que, à mesa, combinam com “a frescura do açafrão e das ervilhas”, o pregado e as lulas. Pelo meio há o incontornável prato de bacalhau, muito procurado pelos hóspedes e os turistas d’além fronteiras, desta vez confeccionado “à Zé do Pipo”.

Lombo de cordeiro com puré de favas

Nas receitas com carne, Vera Silva enaltece o entrecôte maturado com legumes grelhados e tremoço servido numa leve textura, porque “não é fácil trabalhar com o tremoço, que fica muito bem neste prato”. O lombo de cordeiro com “um suave estufado de favas” e o de novilho com batata rosti e legumes são outros dos pratos desta lista, assim como o magret de pato, com um twist mais exótico, já que, para além das ervilhas tortas, é acompanhado por ananás e maracujá.

Porque os legumes também são considerados o rei da festa no Ânfora, Vera Silva desenvolveu quatro pratos vegetarianos: brócolos em salada de ananás, maçã e renda de amêndoa; gnocchi de batata envolvidos em tomate e manjericão; linguinni com legumes assados e molho de caril; e o burguer de grão com creme de legumes, alface e cenoura baby.

Mousse de goiaba com cobertura de caramelo salgado e manjericão, a sobremesa eleita do Ânfora

Dada a proximidade com a Fábrica dos Pastéis de Belém, a chef decidiu criar uma segunda versão do pastel de nata, desta vez “do nosso Governador”, ao qual ligou o famoso café com cheirinho. A sua composição consiste no creme do pastel de nata cozido com uma cobertura de chocolate acompanhado por um glace de café e uma outra de aguardente. A somar ao final doce do repasto, fica a framboesa e pepino combinados na frescura de uma sopa doce ou a clássica banana split numa gelatina acompanhada de chocolate. Para quem aprecia uma sobremesa mais equilibrada, o melhor é optar pela mousse de goiaba com cobertura de caramelo salgado e combinada com manjericão.

Os pratos da carta também são servidos na esplanada do restaurante, seja ao almoço, seja ao jantar, sempre que o tempo o permitir. As suas portas estão abertas todos os dias, entre as 12.30 e as 15 horas, bem como entre as 19.30 e as 22 horas. É ir. Bom apetite! •

+ Hotel Palácio do Governador
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: Queijo de cabra em pedaços e em gelado combinado numa salada de flores e morangos é uma das entradas criadas pela chef Vera Silva

Partilhe com os amigos: