Hygge por Normann Copenhagen

Fim-de-semana é perfeito para aplicarmos aquele conceito dinamarquês que já todos ouvimos falar: “Hygge”. E para melhor fazer jus ao conceito, uma poltrona de nome Hyg, pela dinamarquesa Normann Copenhagen.

Nenhuma outra palavra na língua dinamarquesa se tornou tão internacionalmente celebrada como “hygge”. Uma palavra tão difícil de definir e tão simples na prática. “Hygge” é toda ela, na sua plenitude, sobre o sentir-se bem – segurança, aconchego e conforto fazem parte de seu DNA, e são precisamente essas qualidades que dão o mote ao designer Simon Legald para criar a série lounge de nome Hyg. Com Hyg, Legald desenhou uma linha exclusiva, na qual linhas suaves e contornos envolventes criam um peças acolhedoras, irresistíveis ao primeiro olhar. Hyg é feito para “hygge”. A série, que consiste num sofá, poltronas e ottoman, é como um abraço de aconchegante e sincero, dado por design de excepcional qualidade.

A ampla silhueta de Hyg irradia uma pureza orgânica primária. A estética da forma, bem volumosa, é compensada por um contorno estreito, que refina sua expressão, dando-lhe a leveza necessária. O espaldar alto e suavemente côncavo protege no espaço onde estamos, e enquanto um assento amplo permite assumir um sem fim de posturas de assento relaxadas, vulgo diluir na poltrona e levar “hygge” a sério.

”A minha ideia para Hyg foi criar um espaço dentro de um espaço; um lugar que te dá uma sensação de paz e segurança, com uma estética que é divertida e livre. A forma côncava do design convida a momentos de contemplação. Podes aconchegar-te na poltrona com uma caneca de café e um livro, enquanto que na versão de sofá o foco está no centro, para o companheirismo e a conversa”, Simon Legald.

A criação do Hyg, nasce de trás para a frente com Legald e a sua equipa a testarem volumes, forças, espessuras, leveza e demais pontos até que todas as peças do quebra-cabeças estivessem no lugar e criassem a forma desejada. O resultado é um design cativante, no qual o conforto e a estética andam de mãos dadas. Uma estrutura de aço garante estabilidade e resistência, enquanto o restante de Hyg é feito de espuma de poliuretano moldada. Isto permite as curvas suaves que vê com uma precisão bem definida e um refinamento do design de conforto indiscutível.

”A série Hyg é uma interpretação de ‘hygge’, mas à sua maneira acaba por ser também um produto de ‘hygge’. Como parte indissociável da cultura dinamarquesa, ‘hygge’ emerge numa atmosfera confiável e informal que permeia a nossa cultura de trabalho. Hyg nasce também do nosso modo de pensar sobre o design, que é construído em torno da honestidade no conceito do design e um amor pela vida social e privada. Estas são as condições base sob as quais Hyg foi criado”, afirma o designer.

Graças à sua qualidade de referência, o Hyg é o luxo do dia-a-dia a que será difícil resistir. O nível de atenção dado a Hyg pode ser visto e sentido. Por exemplo, as poltronas estão disponíveis com uma função de inclinação que pode ser personalizada de acordo com o peso do cliente. Tudo o que resta é sentar-se bem para trás e deixar-se levar pelo aconchego e viver o conceito. O design envolvente da gama pode dar uma sensação de segurança e privacidade extra a um ambiente agitado, tornando o mobiliário perfeitamente e igualmente adequado para espaços públicos.

Resta não resistir à série Hyg e viver um fim-de-semana “hygge”. •

+ Normann Copenhagen

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.