Välgörande ou a vontade de desenhar para criar: a nova colecção da Ikea

“Think local, act global.” A famosa frase proferida pelo escocês Patrick Geddes tem mais de cem anos e, apesar de o urbanismo não estar directamente ligado ao cerne da matéria que se segue, assenta quem nem uma luva. 

Trata-se do trabalho conjunto da empresa sueca de peças de mobiliário e decoração Ikea com outras de pequena escala. O propósito é dar visibilidade a esses projectos, proporcionar a inclusão social e trazer histórias para o mundo global. 

O resumo desta história está no nome da nova coleção de edição limitada da Ikea: Välgörande. Se procurarmos o significado desta palavra em português, aparece “caridoso”. 

Vamos por partes. A Välgörande resulta da parceria com dois projectos sociais de artesãos: o Projecto de Desenvolvimento Doi Tung, na Tailândia, e a Mesteshukar ButiQ, um novo empreendedor social da Roménia. A colecção inclui têxteis, peças de cerâmica, taças e colheres de madeira, e artigos de papel. Os azuis da cerâmica, das caixas de papel e dos têxteis, bem como os tons claros da madeira e de alguns tecidos predominam neste conjunto de objectos feitos à mãos. A premissa baseou-se na feitura de peças exclusivas que cruzam o design moderno com as técnicas ancestrais e o artesanato tradicional.

O projecto social Doi Tung, protagonizado por artesãos da tribo Hill, nasceu em Doi Tung, localizada nas frondosas montanhas do norte da Tailândia. Durante seis anos, realizou um trabalho de parceria com a Ikea. Além do aumento de emprego e da consequente progressão da situação económica local, este trabalho de parceria permitiu, ao longo do tempo, melhorar a qualidade da matéria-prima utilizada na produção das peças de cerâmica. 

A tecelagem foi, por sua vez, um dos programas pioneiros de subsistência daquela comunidade. A mestria deu azo à criação de têxteis tecidos à mão que dão corpo a capas de almofadas, panos de cozinha e toalhas de mesa, entre outros produtos para a casa. 

As caixas, os cadernos e os sacos de papel, feitos por artesãos, resultam da arte antiga de fazer papel à mão. A casca da amoreira indígena, árvore que tem vindo a aumentar graças à reflorestação de Doi Tung, é a matéria-prima utilizada na manufactura destes objectos. 

Já o povo Rom da Roménia são os artesãos da Mesteshukar ButiQ (MBQ). São eles os autores da taça com colher e da colher para o mel, os utilizadores do saber-fazer implementado na elaboração, ao pormenor, de cada utensílio para a casa. O rolo da massa e o cesto em vime são os outros dos objectos que fazem parte da colecção Välgörande, mas apenas os dois primeiros estão disponíveis no nosso país.

Välgörande é, em suma, uma colecção desenhada para criar objectos, emprego, economia, e que pensa local, para agir globalmente.

+ Ikea

Partilhe com os amigos: