Collections por Josefinas

Quando uma t-shirt pode ajudar a salvar uma vida… Falamos, hoje, da coleção “Collections” pela portuguesa Josefinas.

Por cada t-shirt vendida, uma mulher vítima de violência doméstica é apoiada pela APAV. A partir de hoje é possível não só calçar uns sapatos da internacionalmente reconhecida Josefinas, mas também vestir uma peça de roupa da marca.

A Josefinas acaba de lançar e bem, pela primeira vez, uma linha de t-shirts, cujas vendas revertem a favor das Casas de Abrigo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que acolhem mulheres vítimas de violência doméstica. São três as t-shirts que compõem a coleção ‘Collections’, todas com a assinatura da aclamada artista britânica Jacqueline Bissett, reconhecida pelas suas criações gráficas para casas de alta-costura como Yves Saint Laurent, Louis Vuitton e Givenchy. Uma t-shirt por uma causa.

Do calçado para a roupa, a Josefinas lança, assim, uma linha de t-shirts solidárias de nome ‘Collections’. Por cada t-shirt vendida, reforçamos, uma mulher vítima de violência doméstica é apoiada pela APAV, conforme explica a representante da instituição, Tânia Antunes: “O montante angariado pela venda de cada t-shirt destina-se às Casas de Abrigo da APAV, para que mulheres em perigo tenham acesso a necessidades básicas, como abrigo e alimentação, e apoios jurídicos, sociais e psicológicos durante um mês”. De notar que, só este ano, em Portugal, entre Janeiro e Fevereiro, já foram mortas 10 mulheres em contexto de violência doméstica, um número alarmante e demasiado preocupante. Urge mudar atitudes.

Em pleno ambiente da New York Fashion Week, uma semana 100% dedicada à moda em Nova Iorque, que arrancou dia 08 e termina a 16 de Fevereiro, a Josefinas quis provocar uma mudança na narrativa, unindo a indústria da moda em torno deste problema. “Com ‘Collections’ pretendemos provocar uma discussão e sensibilizar para a ocorrência deste crime silencioso. Cada t-shirt conta a história de uma mulher vítima de violência doméstica, e são um espelho das histórias de milhares de mulheres. A violência doméstica pode acontecer a qualquer uma de nós e é importante, fundamental diria, falarmos obre este flagelo”, conta a CEO da Josefinas, Maria Cunha. A representante da marca portuguesa confessa estar orgulhosa do resultado: “ao usarmos esta t-shirt estamos a dizer que a violência doméstica não pode ser encoberta!”.

A materialização de ‘Collections’ contou com o apoio da dupla criativa mais premiada de Portugal, Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, detentores de um Leão de Ouro, um dos reconhecimentos mais da indústria cinematográfica. “Foi a minha esposa que me chamou a atenção para a Josefinas. Quando vi os sapatos e o trabalho que a marca tem desenvolvido contra a violência doméstica, tive a certeza que queria trabalhar com ela”, confessa Marcelo Lourenço, que continua, explicando o conceito da iniciativa: “quisemos retratar a violência doméstica através da linguagem e iconografia do mundo da moda. Sendo um crime que continua a acontecer dentro de quatro paredes, com milhares de mulheres a sofrerem em silêncio, decidimos ilustrar as desculpas mais usadas pelas vítimas para explicarem às suas famílias e amigos os ferimentos e as nódoas negras que surgem – ‘caí pelas escadas’, ‘fui contra um armário’, ‘fui contra uma parede’“.

‘Collections’ complementa a iniciativa ‘You Can Leave’ da Josefinas, uma linha de sapatilhas solidárias criada em parceria com a APAV, que já apoiou, desde julho de 2018, mais de 24 mulheres vítimas de violência doméstica, por mês, em Portugal. As t-shirts ‘Collections’ estão disponíveis em exclusivo na loja online da Josefinas, basta clicar no link abaixo.

Quando marcas de referências se juntam a causas obrigatórias. Porque toda e cada mulher conta, com Josefinas há mais um e novo caminho para tentarmos ajudar e fazer a diferença.

Em Portugal, 24 mulheres foram assassinadas pelos parceiros em 2018, mais seis vítimas do que em 2017. Só este ano, em Portugal, entre janeiro e fevereiro, já foram mortas 10 mulheres em contexto de violência doméstica, um número alarmante.” Não fiquemos, nunca, indiferentes. •

+ Josefinas Collections / T-shirts
+ APAV

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.