O ambiente sofisticado de um dos espaços mais trendy de Lisboa eleva os prazeres à mesa para os apreciadores de sushi.
Falamos nem mais, nem menos, do Bica do Sapato cuja cozinha do andar de cima é da inteira responsabilidade do chef João Duarte – com o Eleven e o Midori no curriculum –, que nos traz boas novas da gastronomia japonesa, com a reinterpretação de comida muito nossa e a influência q.b. das iguarias peruanas.
Mas passemos às sugestões do chef João Duarte, que iniciou o repasto com Carapau braseado bem acompanhado por uma salada de três pimentos, a par com o espumante Herdade do Esporão 2012. Da primeira parte do menu, harmonizado com Quinta da Aveleda Loureiro e Alvarinho 2012, consta a surpreendente e arrojada novidade: Ceviches de salmão e morangos, atum e melancia e peixe branco com guacamole.
Ussuzukuri de tamboril servido com o fígado do mesmo e crocante de tenpura é o prato que se segue e valeu a pena experimentar, pela ligação de sabores e pelo desafio constante em levar o esférico de ponzu à boca sem o desmanchar. O jantar prossegue com Tártaro de enguia com foie gras de onde sobressai, e bem, o aroma cítrico da tangerina.
No alinhamento das sugestões provenientes das águas do mar, chega-nos um combinado generoso de sushi e sashimi que se converte numa refeição digna de reis.
Da terra, a apresentação cabe ao Niguiri de magret de pato com laranja e à Terrina de leitão com puré de shitake e molho de gengibre, a prova da fusão da cozinha portuguesa com a gastronomia nipónica. O vinho: Rosé Fiuza Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon 2012.
Como manda a cartilha, o fim foi feito para adoçar a boca, desta feita em dose dupla, onde Torta de laranja com pasta de feijão azuki se apresenta ao lado de um gelado de yuzu.
Que tal experimentarem esta noite aqui, no Bica do Sapato? •
+ www.bicadosapato.com
© Fotografia: João Pedro Rato com Canon PowerShot G16