Da antiga livraria e papelaria Aviz se fez um restaurante. Um livro aberto à prezada gastronomia portuguesa, com direito a prólogo e a introdução. Dos capítulos nascem as estórias à mesa, numa sonata aos sabores da nossa terra e do nosso mar, e que nos levam a uma doce conclusão. Esta é a carta do restaurante Book, no coração do Porto.
À entrada, a caixa forte tem, depositados, os livros herdados da outrora livraria e papelaria Aviz. Dentro está a carta de um inverno que se despede a passos largos, com o papel de marcador a imitar os velhos envelopes de avião trazidos pelo carteiro de outros lugares do mundo. E, tal como nos livros, está o prólogo, um cocktail de boas vindas ao Book, o restaurante do sumptuoso Hotel Infante Sagres, com nomes sugestivos, como Caipirinha cravo e canela ou Mojito Hemingway.
Creme de sapateira como se fosse recheada
Para começar a prova, a introdução remete para a celebração de sabores genuínos, como o Carpaccio de salmão com aroma de citrinos, a combinação clássica que fica sempre bem; e um Creme protagonizado por uma sapateira despida de preconceitos, acompanhada por lascas de gema de ovo, de coentros, de azeitonas e de suas lascas, que prestigia o prefácio de uma cozinha tão nossa. Eis dois pratos que celebram o inverno num espaço pleno de conforto, onde os livros habitam as estantes ao lado de garrafas de vinho, para o aconchego da alma.
Açorda de camarão acompanhada por ovas
Chega o momento do 1.º capítulo, do campo dos cereais. Aqui fizemos batota, pois saltámos para o 2.º, num tributo aos peixes do mar salgado, com a Açorda de camarão acompanhada por ovas, onde os crustáceos decapódes envoltos numa açorda, entregam-se à aventura com as ovas, numa perseguição quase alucinante com o picante, em dose q.b., a fim de evitar interferências com o sabor genuíno dos protagonistas.
A estória continua no 3.º capítulo, no qual a suculenta Bochecha de vitela contracena com um molho de especiarias, condimentos que nos levam de viagem para além do médio oriente.
No fim, a conclusão cruza a harmonia dos açúcares num deleitoso Bolo de chocolate, traduzido num atraente brownie, acompanhado por frutos silvestres e espuma de manga. Ao lado, o leite creme queimado, a par com o gelado de caramelo, dita o fim da estória de uma carta revestida de cores quentes, e assinada pelo chef Diogo Pequeno.
Aos que preferem mergulhar na leitura noite dentro, que tal passar ao bar do Book? Um livro aberto para a cidade do Porto, onde as sangrias são um best-seller e podem fazer-se acompanhar por uma prazerosa sobremesa.
+ Book
© Fotografia: João Pedro Rato com Canon PowerShot G16