Gui Mohallem / Processo criativo de Tcharafna

Formado em cinema pela Universidade de São Paulo, o brasileiro Gui Mohallem trabalha com fotografia e video. Sua primeira exposição, Ensaio Para a Loucura, aconteceu em Nova York em 2008. Seu primeiro livro – Welcome Home, baseia-se em fotos realizadas em uma fazenda no interior dos Estados Unidos, onde um grupo de pessoas reúne-se para celebrar o Beltane, festividade entre o equinócio da primavera e o solstício de verão. O livro já está esgotado.

Dia da inauguração. © Fotografia: Walter Costa

Seu atual trabalho, Tcharafna, começou quando ele aproveitou uma residência artística no Líbano em 2012, para investigar suas origens. Seu pai é um libanês que emigrou para o Brasil há 60 anos. Em sua exposição Gui Mohallem escreve: “A filósofa Julia Kristeva diz que todo estrangeiro esconde um segredo: a vida que ele deixou para trás. Meu ponto de partida foi um poema que meu pai ouviu uma única vez, quando tinha dez anos. Ele repetiu três vezes pra mim. Na terceira, gravei. No verso, a emigração se confunde com a morte. O retorno à pátria se confunde com o luto.
Tcharafna é o que se diz quando se conhece uma pessoa, como “um prazer em conhecê-lo”. A tradução literal seria “estamos honrados. Honra é um conceito ambivalente. Em seu nome um homem pode matar”.

A exposição atual mostra o processo criativo do artista, um recorte sobre ele. Quase como um caderno de viagem, feito em cima de papel kraft colado na parede.

A curadoria é do espanhol Claudi Carreras, coordenador e diretor do Madalena Centro de Estudos da Imagem. •

Onde: Madalena Centro de Estudos da Imagem
Rua Faisão, 75 – Vila Madalena / São Paulo – SP – Brasil
Quando: 10 de abril a 10 de julho de 2014

+ Gui Mohallem
+ Madalena Centro de Estudos da Imagem
© Fotografia: Valéria Mendonça