Faça-se a festa em Lisboa!

Eis que chega o mês das Marchas Populares, dos arraiais nos mais pitorescos bairros lisboetas, do festim demarcado pelas artes e pela música de muitos cantos do mundo, do desporto e da animação de rua que, a partir de hoje, povoa a cidade das sete colinas e se estende junho adentro até ao dia 30. Sejam bem-vindos às Festas de Lisboa’14.

Vamos por partes. A manhã de hoje começa com o Andar em Festa, ação associada à criação artística no espaço público e nos transportes coletivos da cidade, e que promete quebrar a rotina dos não-lugares. Por sua vez, a estação de comboios do Rossio acolhe a apresentação das primeiras malas, entre as 40 que andarão de mão em mão ao longo do mês de junho, prontas a desafiar os utentes a transportarem a “Mala”.

À noite, pelas 22 horas, o Rossio da cidade das sete colinas é assaltado por figuras gigantes e voadoras da companhia francesa Plasticiens Volants, uma criação do Centro de Criação para o Teatro e Artes de Rua, transforma-se numa reprodução da “Peregrinação” do grande aventureiro português Fernão Mendes Pinto, obra que, este ano, celebra 400 anos. À plasticidade do esptáculo de rua junta-se o fado pela voz de Gisela João, o ritmo de Bambaram – Baile de Tina da Guiné e o coro Molihua (Jasmim), com um repertório preenchido pela delicadeza da música chinesa.

No centro das atenções está, como é de esperar, o desfile das Marchas Populares, na célebre avenida da Liberdade, a demarcar uma programação multidisciplinar e variada, de onde também se destacam o Lisboa Mistura, composto por músicas do mundo, no largo do Intendente e no Castelo de são Jorge, bem como o Teatro das Compras, interpretado por peças teatrais criadas para as lojas tradicionais da baixa pombalina, os Castellers de Sants cujo desafio é erigir uma gigante torre humana ao som de guitarras portuguesas ou o Festival Coral de Verão, que junta coros provenientes de outros países… Uma lista infindável de momentos que termina em palco com o músico português Fausto Bordalo Dias.

Sabiam que estão todos convidados? •

+ Festas de Lisboa’14

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.