A bordo do WaterX Catamaran / Lisboa

A cidade das sete colinas recebe o primeiro iate de turismo do país, desenhado e concebido em Portugal e por portugueses, o qual convida a desfrutar de uma viagem pelo Tejo.

Criado pelo designer industrial Tomás Costa Lima e concebido na Nautiber, os estaleiros navais de Vila Real de Santo António, o WaterX Catamaran que passeia no rio Tejo, inaugurado hoje na presença de Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar de Portugal, e de Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo, alia o design de cunho nacional à construção naval portuguesa de qualidade, resultante das mãos “dos mestres”. O traço futurista da embarcação, inspirada na fauna marinha, traduzida, por sua vez, em linhas curvas e fluídas e num interior primado pelo conforto e “pela vista panorâmica” que “quebra fronteiras entre o interior e o exterior”, denunciam os acabamentos de luxo similares a um iate privado, mas associados às características descontraídas de um catamaran tendo este, em duas semanas, recebido 1500 pessoas.

“A ideia surgiu há cerca de três anos”, afirma João Mendonça, diretor geral do Grupo WaterX, que realça a versatilidade do catamaran, com dois decks independentes e dois acessos à água pela popa, construído para permanecer operacional o ano inteiro. Por isso, a bordo tanto cabe uma festa de casamento como um cocktail ou um almoço empresarial enquadrados num programa pré-definido ou num circuito personalizado. Para o efeito, basta eleger uma das três modalidades – meio dia, dia inteiro ou sunset/noite – dentro do triângulo Lisboa/Cascais/Tróia e reservar através de reservas@waterx.co.pt . Os preços começam nos 35 euros por pessoa para grupos de cem.

Entretanto, existem duas novas embarcações, com dimensões menores – Shutle e Vintage –, a aguardar a luz do dia. Projetadas também por Tomás Costa Lima, cuja paixão pelos barcos nasceu no papel, ainda na infância, ambas encontram-se em processo de construção nos mesmos estaleiros de Vila Real de Santo António, estando a data da conclusão prevista para 2015.

Entretanto, quem alinha num passeio no Tejo? •

+ WaterX