3 dias de fotografia / Mercearia de Arte

Hoje, amanhã e depois de amanhã. Três dias, três eventos. E sempre a fotografia com protagonista.

A Mercearia de Arte, na Rua Alexandre Herculano, em Coimbra, acolhe durante esta semana três eventos no âmbito da Escola Informal de Fotografia, na continuidade de uma parceria iniciada no início deste ano.

Hoje, dia 24 de julho, pelas 21h00, será apresentado o projecto “SO’Mente a Poesia”, de Ludmila Queirós. Projecto que pretende criar um mundo irreal a partir de um real (que nunca o é, pois tudo é imaginação… uma combinação entre o que se vê e a construção que somos, que perscruta através dos nossos olhos). Esta junção entre poesia, dança e fotografia é feita num contexto físico de amálgama. Permitindo percepcionar uma tridimensionalidade e textura, ou tentando isso. Juntar diferentes elementos, misturando-os, como que construíndo um pequeno lago de emoções e sentidos. Deixe-se levar pela imaginação de Ludmila, mais logo.

Amanhã, dia 25 de julho, pelas 21h00, será dia da Mercearia de Arte abrir portas a WIP – Apresentação de projectos fotográficos em curso de Ana Arromba Dinis – “Ainda há cartas de amor”, Carlos Gomes – a partir do poema de Ruy Belo, “Tu estás aqui”, Hugo Costa Marques – a partir do poema “Casa” de Al Berto e Miguel Silva – “Museu Ruidoso, Objectos Sonoros”. Quatro fotógrafos que vos irão dar a conhecer o que as suas lentes andam a captar, nos universos por eles criados.

Por último, dia 26 de julho, pelas 19h30, será tempo de mais uma edição do Photobook Club Coimbra. “Most Wanted” é uma sessão atípica, dinamizada por nove pessoas que aí sugerirão, em apresentações individuais entre cinco e dez minutos, os livros que gostariam de ver apresentados em futuras edições do PBC Coimbra. Com a participação de: Ana Botelho, Carlos Gomes, Didier Rougier, Filipa Assis, Hugo Costa Marques, Joana Orêncio, Ludmila Queirós, Miguel Silva e Susana Paiva. Não diga que não sente curiosidade em saber que livros estes nove nomes podem sugerir…

Três dias dedicados à fotografia, à arte e profissão de fotografar. A marcar presença!  •

+ Mercearia da Arte
© Fotografia: Carlos Gomes.