Se está por Lisboa em agosto, saiba que, de 13 a 17, o largo São Pedro de Penaferrim, na poética vila de Sintra, irá converter-se à cultura árabe.
Ao longo de cinco dias, a música e a gastronomia exprimem sons, cores e sabores do universo árabe lado a lado com a falcoaria, a caligrafia, a dança do ventre, as pinturas faciais, as tatuagens de henna e as massagens, os cuspidores de fogo, os malabaristas, os vendedores e os artesãos de velas, perfumes, bijuteria, tapetes, mobiliário e candeeiros, num enorme souk erigido no coração de Sintra.
Sobre os tradicionais sons árabes, estão agendados espetáculos de dança do ventre e de dança egípcia, onde não irá faltar um show de cobras e fakir; no dia 14 Rão Kyao apresenta “Virado a nascente”. O apelo ao palato é, por sua vez, feito através da gastronomia típica, sem esquecer a famosa shisha e o chá de menta. Como recordação, leve o seu nome escrito por um calígrafo árabe.
Nos primeiros quatro dias, o escultor Paulo Quaresma irá construir, em areia, o mundo do Aladino, que irá fazer as delícias dos mais novos, público alvo do Espaço Castelo Velho de Alcoutim, com histórias e jogos tradicionais da dinastia Omíada que, entre outras heranças, deixou-nos a introdução do número zero na matemática.
O preço de entrada no recinto é de 3 euros por dia e de 5 euros os cinco dias do evento, sendo aquela gratuita para crianças até aos seis anos. Quanto aos horários, o Arabian Days funciona entre as 18 e as 01 horas dos dias 13 e 14; e das 13 às 01 horas, dos dias 15 a 17 de agosto.
Já marcou na agenda? •
+ Arabian Days
© Fotografia: João Pedro Rato