Um álbum: Leiria Calling

A Omnichord Records apresenta um novo cd LEIRIA CALLING. São 11 bandas unidas pela sua origem, num cd que pretende retratar a diversidade da cultura musical da cidade de Leiria e apresentá-la ao público.

Leiria, a par de outras cidades fora dos grandes centros como Lisboa ou Porto, tem vindo a ser berço de vários músicos e bandas. Como homenagem à criatividade e diversidade da música da cidade, a Omnichord Records desenvolveu a coletânea “Leiria Calling” (sim, é natural que se lembre do êxito dos míticos The Clash – “London Calling” – a escolha foi intencional),  que inclui temas recentes e alguns inéditos de 11 bandas locais,  englobando estilos muito diferentes como a boa disposição dos Nice Weather for Ducks, a alma dos First Breath After Coma, o rock dos Born A Lion, a pop dos Bússola e a excentricidade dos Les Crazy Coconuts.

Leiria é uma cidade que se tem mantido ligada à cultura, especialmente, à música. Considerando que a região tem uma das maiores concentrações de filarmónicas por metro quadrado e duas grandes escolas de música que dão aos mais novos noções muito importantes para tocar e aprender música, Leiria tem de ser considerada como um pólo criativo, um pouco contra-corrente, com influências um pouco centradas na electrónica e punk, no experimental ou metal, se esquecer as influências pop (ou não fosse David Fonseca de Leiria).

Para a Omnichord Records, desenvolver este projeto foi um processo natural. Os responsáveis da editora e agência de artistas, Hugo Ferreira e João Santos, estão ligados à música e cultura de Leiria há vários anos e consideram ser essencial exportar os talentos emergentes e existentes na região para o resto do país e mais além. Especialmente numa fase tão rica em termos criativos como aquela em que Leiria se encontra que é também pautada pela comunhão e espírito de ajuda entre as várias bandas. De estilos diferentes ou semelhantes, bandas e músicos sabem unir-se e respeitar a música de cada um para que, a sua música, ganhe mais força… ou não fosse a união o mote para se ir ainda mais longe. No site da Omnichord Records é possível ter informações sobre as edições e projectos associados, vídeos, reviews, datas de concertos, descarregar fotos em alta resolução e raiders técnicos; afinal é uma cooperativa artística que concilia edição, promoção e agenciamento e que não esconde a influência do trabalho que a Factory Records foi desenvolvendo em Manchester a partir do final da década de setenta.

A coletânea, disponível desde e dia 27 de Junho, pretende demonstrar a vitalidade de uma cidade que se colocou nas bocas do mundo pelas mãos das bandas representadas. Um conjunto de artistas fiéis ao seu estilo, representativos das várias influências musicais e da oferta eclética da cidade de Leiria. Bandas representadas na coletânea: André Barros; Born a Lion; Bússula; First Breath After Coma; Horse Head Cutters; Les Crazy Coconuts; Les Enfants Terrible; Nice Weather for Ducks; Nuno Rancho & a Few Fingers; The Allstar Project; Yesterday.

Estas bandas partem de Leiria para conquistar o país durante o mês de Julho num série de concertos que tem início este fim de semana:
First Breath After Coma/
Sexta, dia 4 – Maus Hábitos, Porto.
Sábado, dia 5 – Banhos Velhos, Guimarães (com os Ermo).
Nice Weather For Ducks & Les Crazy Coconuts/
Sábado, dia 5 no Sabotage, Lisboa.
Born A Lion/
Sábado, dia 5 em Benavente, Festa de Lançamento do Festival Reverence Valada.

Um projeto que vale, logo à partida, pela bela iniciativa de bandas se juntarem para levarem os diversos trabalhos musicais a mais público. A descobrir.  •

+ First Breath After Coma
+ Nice Weather For The Ducks
+ Les Crazy Coconuts
+ Born A Lion
+ Omnichord Records