Crest Installation by Zaha Hadid / Londres

Única. Singular. Ímpar. Original. E quantos mais sinónimos houvesse para bem definido ficar o quão diferente é Zaha Hadid.

A arquiteta vencedora do prémio Pritzker não perde o traço que a define e, no entanto, nunca deixa de ser novamente original. Abriu, no passado sábado dia 13 de setembro, o London Design Festival onde Zaha Hadid marca presença com uma instalação, no Victoria & Albert Museum. Crest é uma escultura experimental que testa novas tecnologias de projeto e construção aplicados a um material de espessura mínima; investigando a relação entre organização da forma e desempenho estrutural. Concebida como uma instalação temporária que irá permanecer no Victoria & Albert Museum (V&A), em Londres, durante o London Design Festival (de 13 a 21 de setembro), e que será posteriormente levada para o futuro Hotel ME Dubai, onde ficará permanentemente.

Zaha Hadid descreve a sua instalação: “Crest explora a relação entre superfície e estrutura, transformando a superfície plana do espelho de água no pátio do V&A numa forma curvilínea, criando uma surpreendente interação entre luz e reflexo. Esta escultura experimental testa os limites e possibilidades para uma nova técnica de construção, que envolve a montagem de painéis de alumínio numa laje plana pré-esforçada, que é depois erguida numa estrutura auto-sustentável. Crest é elaborada como uma escultura desmontável para ser instalado no ME Hotel, Dubai; estabelecendo um diálogo intrigante com a dicotomia formal inerente ao design do hotel.” Melodie Leung, um associado no Zaha Hadid Architects, diz: “É um processo que nunca fizemos antes, uma experiência para se realizar uma forma precisa o mais fina possível. Esta é a estrutura, em concha, mais fina que construímos até hoje.” Tony Cortizas, vice-presidente da ME, afirma “O que Hadid fez é experimental e empurra mais além os limites do seu design reconhecido. Isto chega num momento significativo para a marca, em primeiro lugar, com um aproximar calmo para o leste, Dubai – que está prestes a tornar.se uma das cidades mais visitadas do mundo, nos próximos 20 anos. Crest traduz uma conexão entre o leste e o oeste, mas a parte mais significativa da sua história hoje é a imagem do design, que é uma peça-chave que define nossa marca.” E, por fim, Ben Evans, diretor do London Design Festival diz: “Trabalhar com Zaha Hadid, um dos nomes da arquitetura mais famosos do mundo, tem sido fantástico, como é o ambiente neste espaço magnífico no V&A – mas o que é mais interessante é a evolução deste projeto; o que vemos aqui hoje irá caminhar para uma nova forma, quando chegar ao seu lar permanente no Hotel ME Dubai, em 2016.

Para quem está ou vai estar em Londres, durante o London Design Festival este é, sem dúvida, um espaço/ momento a visitar. Crest Installation, by Zaha Hadid. A não perder!

Ficha técnica da instalação: Comissariada por ME by Meliá / Desenhada por Zaha Hadid e Patrik Schumacher (Zaha Hadid Architects) / Equipa Zaha Hadid Architects: Melodie Leung, Peter Logan, Ovidiu Mihutescu / Engenharia de Estruturas por Buro Happold, Rastislav Bartek, James Solly / Fabricados por Lite Structures.  •

+ Zaha Hadid
+ The London Design Festival
+ Victoria & Albert Museum
© Fotografia: Luke Hayes.