Cereja do Fundão em bom(bons)

Depois do desafio aceite verificaram-se as doses, pesaram-se os ingredientes e estudou-se a forma. A assinatura é do chef chocolateiro António Melgão.

Cereja macerada em aguardente do fruto primaveril, numa ganache de cereja e chocolate branco, revestida de chocolate negro. Eis o bombom de cereja do Fundão, o mais recente e delicioso produto que resulta do repto apresentado pelo município da referida cidade da Cova da Beira ao chef chocolateiro António Melgão.

A embalagem – de 16 unidade – pode ser, para já, adquirida n’ “A Vida Portuguesa”, na loja gourmet do Jumbo das Amoreiras, na Portfólio do Aeroporto de Lisboa, e no Fundão. Uma excelente ideia para oferecer no Natal.

A comprovar a versatilidade de tão apreciado fruto, a cereja do Fundão integra a lista da fruta da Yonest, a marca portuguesa de iogurtes gregos artesanais, os quais são feitos com leite do dia e associa o caseiro ao conceito de venda de rua – há um quiosque na praça Duque de Saldanha, em Lisboa.

Sobre António Melgão, o chef chocolateiro, há o registo do primeiro contacto com o mundo do chocolate em 1994, quando fez uma formação nesta área, obtendo a melhor classificação. Depois seguiu em frente no gosto pela arte de trabalhar as massas, o açúcar, o chocolate, as ganaches. Hoje tem duas pastelarias em Montemor-o-Novo e é no seu laboratório que desenvolve as novidades da pastelaria. •

+ Chef António Melgão
© Fotografia: João Pedro Rato