Os diários de viagem de desenhadores-viajantes

São 30 viagens. Cada uma ilustrada com dez desenhos de autores diferentes. Espanhóis e portugueses. E todas estão reunidas num livro.

Desenho de Miquel Barceló da sua viagem ao Sudão

“Diários de Viagem 2. Desenhadores-Viajantes” é o título do novo livro de Eduardo Salavisa, com 30 viagens dentro, feitas por viajantes de cá e do país vizinho. “Por isso é bilingue”, justifica Eduardo Salavisa, que pediu a 30 autores a descrição, através do traço e através da cor, um roteiro por uma cidade ou um país. “São autores que já conhecia pessoalmente e gosto do trabalho deles”, dos quais dois ainda não tinha travado conhecimento – o arquiteto Álvaro Siza e o pintor Miquel Barceló – que, “ inesperadamente, aderiram com um simples email”.

Eis a lista dos desenhadores que também são viajantes: Álvaro Siza Vieira (Machu Pichu, no Peru); Ângela Luzia (Paraná, no Brasil); António Jorge Gonçalves (Cairo, no Egipto); António José Coelho (Himalaias); Clara Marta (de comboio, de Saragoça a Alhama de Aragão, Espanha); Eduardo Salavisa (Patagónia, no Chile e na Argentina); Emily Nudd Mitchell (Cambodja); Filipa Antunes (Londres, no Reino Unido); Guida Casella (Mértola, Portugal); Inma Serrano (Tetuan, Marrocos); Isabel Fiadeiro (Nouakchott, na Mauritânia); Javier de Blas (Istambul, na Turquia); João Caeiro e Fulvio Capurso (Oaxaca, no México); João Catarino (Angola e Moçambique); José María Sanchéz (Vietnam); Josu Maroto (Viena, Áustria); Lapin (Marrocos); Luís Ançã (Alentejo, Portugal); Luís Simões (Mongólia); Manuel João Ramos (Nova Iorque, E.U.A.); Mário e Ketta Linhares (Roma, Itália); Marta Teives (Londres, no Reino Unido); Miguel Herranz (Tanger, Marrocos); Miquel Barceló (Sudão); Pedro Loureiro (Polónia); Ricardo Henriques (Índia); Rosário Félix (Holanda); Sagar Fornies (Nova Iorque, E.U.A.); Swasky (Barcelona, Espanha); e Alfredo Ugarte Gondra, aka Urumo (Mundaka, no País Basco, Espanha).

Lá dentro, no livro, há ainda um texto de Eduardo Salavisa e um outro da viajante/jornalista e escritora Alexandra Lucas Coelho.

A apresentação dos “Diários de Viagem 2. Desenhadores-Viajantes” acontece às 18 horas, de 22 de novembro, no Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, e está inserida no Ciclo de Tertúlias Humor, Desenho e Gastronomia, que acontece no âmbito da exposição “Bordalo à Mesa”, com mesa marcada na galeria do museu e a presença de convidados do mundo da ilustração, do jornalismo, do desenho, entre outros. O objetivo é promover o diálogo em torno do humor, do desenho e da gastronomia.

Tome nota do programa que começa hoje:
11/11 – Os Urban Sketchers em Parati (19 horas)
Com Nelson Paciência, André Duarte Baptista e João Catarino;
19/11 – Ilustrar é como empratar (19 horas)
Com o ilustrador Nuno Saraiva;
22/11 – “Diários de Viagem 2. Desenhadores-Viajantes” (18 horas)
Apresentação do livro do urban sketcher Eduardo Salavisa;
26/11 – Quem conta as histórias da nossa comida? (19 horas)
Com a jornalista Alexandra Prado Coelho;
3/12 – Uma viagem desenhada pela América Latina (19 horas)
Com o urban sketcher Eduardo Salavisa;
10/12Risotto ma non troppo (19 horas)
Com os ilustradores Augusto Cid e Mónica Cid.

A mostra, comissariada por Eduardo Salavisa e Rita Pires dos Santos, incide no reflexo da ligação da obra de Rafael Bordalo Pinheiro ao seu gosto por estar à mesa e ao apreciar a boa gastronomia, que serviu para muitas metáforas cheias de humor usadas na crítica política, e, em simultâneo, ao registo dos cuidados com a alimentação, da culinária, dos espaços de consumo e da etiqueta à mesa, do último quartel do século XIX. A entrada é livre, razão pela qual não há desculpas para faltar. •

+ Museu Bordalo Pinheiro
© Legenda da fotografia de entrada: O mapa-mundo com os locais das várias viagens assinalados