Livro: Coimbra / Guia Infantil

Guias turísticos. Por norma e regra, mananciais de informação para graúdos lerem, cidades retratadas com pouco, ou quase nenhum, interesse para gente mais miúda. Em Coimbra, a história é outra.

Nasceu, da imaginação de Inês Prazeres (designer – textos e ilustrações / IP Design Gráfico) com a ajuda de Sofia Cardoso (designer – ilustrações), o livro “Coimbra” – um itinerário da cidade para crianças. Neste pequeno, mas tão apetecível livro, dois amigos chamados Pedro e Inês – que outro nome poderiam ter personagens de estória que versa sobre a cidade dos amores – visitam os locais mais emblemáticos da cidade e aprendem algumas curiosidades relativamente aos mesmos. Visitam aos olhos de uma criança e ensinam para crianças. É um guia traçado, desenhado, escrito e esgalhado para despertar o interesse dos mais pequenos enquanto visitam e conhecem uma cidade, que tem tanto para descobrir.

Com textos em português e inglês (…) ‘Coimbra’ teve como objetivo principal colmatar o vazio pela ausência de material integrado e informativo, da cidade, direcionado essencialmente para o público infantil“. Vejam bem que até falam dos morcegos na Biblioteca Joanina (que existem mesmo e que são factos que deixam os olhos da criançada bem abertos); dizem, sem enganar ninguém, que o sino da Torre da Universidade se chama “Cabra” (o que dá direito a risadas em qualquer besnico de gente); levam a pequenada a passear no Criptopórtico do Museu Nacional Machado Castro (nem imaginam as aventuras que se podem viver naquele mundo romano),… É todo um roteiro para os mais pequenos lerem (ou os pais lhes lerem) enquanto juntos descobrem, cada um à sua maneira e para a sua idade, uma cidade que é, há um ano, Património da Humanidade da UNESCO – Universidade, Alta e Rua da Sofia.

Acima, não referimos a Quinta das Lágrimas, mas este Pedro e esta Inês visitam-na e passam na Fontes dos Amores (onde se diz que D. Pedro tanto se enamorou por D. Inês de Castro), antes ouvem o Fado de Coimbra (que faz parte do património), relembram quem foi o nosso primeiro Rei (D. Afonso Henriques) que na Lusa Atenas tem morada eterna, e tantos mais espaços que visitam e se divertem a descobrir. Sim, divertem. Com este livro aprende-se história de maneira divertida. Da nossa parte, mais não vamos revelar pois o livro é para ser manuseado e lido, e apenas nos resta a esperança que estas duas autoras se aventurem mais, brevemente, dando-nos mais estórias e história da cidade ou de outras cidades.

E… que tal oferecer, neste Natal, este livro aos seus mais pequenos e com eles fazer uma visita à cidade de Coimbra? Fica a sugestão. Boas leituras, com Pedro e Inês. •

+ IP Design Gráfico (pode encomendar o livro aqui – mail@ipdesign.pt). Locais de venda: Coimbra – Turismo, Almedina Estádio Cidade Coimbra, Almedina Praça da República, Museu nacional de Machado de Castro, Mosteiro de Santa clara-a-Velha, À Capella, Portugal dos Pequenitos, A de Amor, Loja Aldeia do Xisto // Lisboa – Almedina Atrium do Saldanha, Almedina Gulbenkian, Palácio Nacional da Ajuda, Palácio da Foz // Porto – Almedina Arrábida Shopping // Nazaré – Museu Joaquim Manso // Caldas da Rainha – Museu da Cerâmica, Museu José Malhoa // Castelo Branco – Museu Francisco Tavares // Guarda – Museu da Guarda // Aveiro – Museu de Aveiro, Turismo.

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.