O 13 é o número de perfumes que, até finais de janeiro do próximo ano de 2015, a Lush traz para Portugal.
Death & Decay, Princess Cottongrass, The President’s Hat, Stayn’ Alive, Three Sisters, Smugglers Soul, Dead Meadow, Mycelium, All Good Things, Cyanide, Dad’s Garden Lemon Tree e Dad’s Garden Chamomile & Honey Suckle, e Dear John. Eis os nomes das novas fragrânciias da marca britâniica. Uma mão cheia de sentimentos e experiências de Mark Constantine, co-fundador da Lush, partilhados com o filho, Simon, e a mulher, Mo Constantine, repartidos em frascos que, a pouco e pouco, estão a chegar ao nosso país.
Comecemos pela explicação de cada um. Death & Decay retrata “o ciclo da vida”, nas palavras de Mark Contantine aquando da apresentação destes novos produtos numa velha discografia do bairro de Soho, em Londres; Princess Cotton Grass aborda um conto sueco, em que uma princesa perdeu o seu coração de ouro no lago da floresta cujos mistérios inspiraram o co-fundador da Lush na elaboração desta fragrência; The President’s Hat não é mais do que a história sobre o o chapéu do presidente Miterrand, que o deixou num restaurante parisiense que acabou por derreter num radiador, deixando no ar o seu cheiro.
Stayn’ Alive é, por sua vez, nada mais, nada menos, que o lado resplandecente das relações a dois; Three Sisters, o “retrato” das três irmãs de Mark Constantine – Sarie e Jo –, que conheceu em África do Sul, pouco depois de descobrir o seu pai – e Laura, anos depois – refletindo as suas personalidade e de alegria; Smugglers Soul cheira a madeira de sândalo e conta a história da jornada em que conhecer um célebre contrabandista de nome Veerappan; Dead Meadow está relacionado com as inspirações musicais de Mark; e Mycelium, baseado no ciclo da natureza, nos cheiros dos cogumelos e dos fungos, do amanhecer.
Na lista constam ainda All Good Things, em que o algodão doce se funde com a pimenta preta; Cyanide, a fragrância com cheiro a bolos de maçapão e cerejas; Dad’s Garden Lemon Tree, com aroma a limão verbena do jardim do seu pai, em África do Sul; Dad’s Garden Chamomile & Honey Suckle, um tributo de Simon Constantine ao avô, que também se inspirou nos aromas do seu jardim; e, por fim, Dear John, uma fragrância à qual se pode chamar de paternal, pois foi trabalhada em conjunto com os dois filhos, Simon e Jack Constantine.
Porque é tão importante associar estes sentimentos e experiências aos perfumes que, em breve, estarão nas lojas da Lush, em Portugal?
Como perfumistas, esta é a maneira como nos expressamos, da mesma forma que os artistas se exprimem através da pintura e músicos o fazem quando escrevem canções. Esta coleção é uma expressão do que temos experimentado no ano passado, das experiências das nossas vidas. Se o conseguíssemos dizer por palavras nossas, dizíamos, mas esta é a única maneira que nós sabemos como fazê-lo!
Não é demasiado arriscado eleger os os nomes “Death & Decay”, “Mycelium”, “Smuggler’s Soul” ou “Dead Meadow” para os novos perfumes da marca?
Quando fazemos uma apresentação, os perfumes, nessa apresentação, não são, necessariamente, posicionados como perfumes comerciais. Se pessoas gostarem deles, ótimo; se não, não importa. [Com os perfumes] estamos a expressar poesia, música, experiências e os nossos sentimentos, mas não os olhamos de uma forma comercial. Os artistas fazem uma série de pinturas e as pessoas compram-nas; nós fazemos perfumes. Não nos preocupamos com o negócio convencional de perfumes – não o desprezamos, mas também não nos interessamos por eles. É só o que fazemos.
Em Portugal, assim como em outros países onde os clientes permanecem fiéis a perfumes tradicionais, que estratégias usaria para pontenciar as vendas dos 13 novos perfumes?
Queremos mostrar a verdadeira arte da perfumaria e mostrar as histórias por trás de cada um dos perfumes. As nossas fragrâncias foram elogiadas pelos gostos de Luca Turin e Tanja Sanchez, pessoas que apreciam as finas fragrâncias, mas que também são os críticos finais delas. Apresentamos cada coleção com um Gallery multi-sensorial, onde as pessoas podem ‘mergulhar’ nas fragrâncias e experimentá-las como as obras de arte que são. Lançamos também a primeira loja autónoma Gorilla Perfume, em Londres, no Reino Unido. Abraçamos todos os tipos de estratégias digitais com os Gorilla Perfume, bem como atividades de guerrilha, como perfumar eventos secretos de cinema, apresentações e festivais. É de esperar para ver Gorilla Perfume em lugares inesperados!
A Lush é uma marca conhecida pelas suas fragrâncias exclusivas em produtos de banho e de pele. Por que razão foi criada uma nova gama de fragrâncias tão diferentes do resto?
É uma forma de nossa auto-expressão. •
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