Miguel Pires, jornalista de gastronomia, é o moderador permanente de um ciclo de tertúlia vínicas que, em 2015, reúne a gastronomia e o vinho à mesa do Vintage, o restaurante do lisboeta Vintage Lisboa Hotel.
Para fazer jus ao velho ditado, “novo ano, vida nova”, o Vintage convida gourmets e gourmands a degustar a gastronomia, assinada pelo chef Vítor Cardoso, harmonizada com os bons néctares de Baco de norte a sul do país, e a ouvirem as estórias sobre o vinho, no âmbito deste ciclo de “O vinho e as estórias”, que acontece num jantar-tertúlia vínico agendado para a primeira quinta-feira de cada mês. Cada repasto recebe convidados diferentes, sempre com uma ligação especial aos vinhos e à boa cozinha, bem como à música, à arte e a tantas outras áreas temáticas que interessam debater.
Uma vez que 1 de janeiro é dia de um merecido descanso, “O vinho e as estórias” tem data marcada para o dia 8 do primeiro mês do próximo ano, dia em que o músico brasileiro Pierre Ardene, apreciador de bons néctares de Baco e anfitrião de tertúlias, nas quais o vinho está sempre presente, sentar-se-á à mesa do Vintage. O tema do repasto é “O vinho e a música: Como ambos podem influenciar o processo criativo” e a moderação está nas mãos do jornalista de gastronomia Miguel Pires (blogue Mesa Marcada ) que abriu este ciclo de reuniões com “A alegada má fama da comida de hotel: Injustiça ou realidade?”, no passado dia 4 de dezembro, tendo como convidados João Rodrigues, chef do Feitoria (1 estrela Michelin), o restaurante do Altis Belém Hotel & Spa, e o sommelier Manuel Moreira.
De Baco, a celebração foi feita a norte e a sul, no feminino, com a presença de Maria Manuel Maia, viticultora e representante da Poças, nome de família e da casa douriense que cedo se voltou para os vinhos de mesa; e de Rita Nabeiro, da Adega Mayor, marca da família e fruto do comendador Rui Nabeiro que, em terras de café decidiu produzir um vinho com “sete anos de história”. Da gastronomia, os comensais foram brindados com a cozinha portuguesa interpretada pelo chef Vítor Cardoso e a sua equipa.
“O vinho e a arte: Como se acompanham ao longo dos tempos”, “O vinho no feminino: Que podem acrescentar as mulheres ao vinho”, “Vinho vs. gin”, “Pensar out of the box: Peixes com tintos e brancos com carnes”, “Vinho à mesa: Será de facto um quebra-gelo”, “Bloggers de vinhos e gastronomia” e “Cozinha de autor: Arte, forma de expressar sentimentos ou negócio como outro qualquer” são as temáticas que se seguem neste ciclo de tertúlias vínicas no repasto da noite, o qual começa sempre às 19 horas. As reservas podem ser feitas através do 210 405 400. •