Lisboa, Porto e Coimbra acolhem uma seleção de filmes da Alemanha, da Áustria, do Luxemburgo e da Suíça, no âmbito da 11.ª edição do KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã.
Imagem do filme “Kreuzweg” (2014), de Dietrich Brüggemann, uma ante-estreia dentro de portas
O KINO regressa, em 2015, à cidade das sete colinas, de 22 a 30 de janeiro, e estende-se à Invicta, de 24 a 27 de janeiro, e a Coimbra, de 3 a 5 de fevereiro, com a exibição de curtas e longas-metragens da Alemanha, da Áustria, do Luxemburgo e da Suíça.
Começamos por Lisboa, com o Cinema São Jorge no papel de anfitrião dos mais recentes filmes de expressão alemã em estreia no país. A inauguração desta edição do KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã cabe à longa-metragem “Die geliebten schwestern”, de Dominik Graf, marcado para as 21 horas de 22 de janeiro.
Além da MostraKINO, composta pelos mais recentes filmes alemães, muitos dos quais apresentados no Festival Internacional de Berlim – como “Das finsterne tal”, de Andreas Prochaska, “Zwischen welten”, de Feo Aladag, vencedor do prémio Melhor Filme no Festival Internacional de São Paulo, em 2014, e “Über-ich und du”, de Benjamin Heisenberg – o alinhamento do programa lisboeta integra sete rúbricas.
A longa-metragem “Sputnik” (2013), de Markus Dietrich, para a Sessão Familiar no Cinema São Jorge, em Lisboa
Tome nota:
Lisboa
de 23 a 25 de janeiro
/ Novas Tendências – Formado por três curtas de jovens realizadores alemães independentes.
25 de janeiro
/ KINOzinha – Dedicado a miúdos (maiores de quatro anos) e graúdos;
/ Sessão Familiar – Exibição do filme “Sputnik”.
de 26 a 30 de janeiro
/ KINOdoc – Com documentários recentes;
/ Mostra para Escolas – Composta por um ciclo de cinco filmes que refletem a realidade associada ao nacional-socialismo ou que são confrontados, hoje, com a memória do Holocausto.
/ Produções da DEFA após 1945 – Programa temático especial formado por cinco produções do estúdio da antiga RDA (a DEFA), sobre o passado nacional-socialista, para assinalar os 70 anos do fim da II Guerra Mundial.
/ Cinema Jovem – Os cinco filmes são exibidos no Instituto Goethe.
“Sophie Scholl – Die letzten tage” (2004), de Marc Rothemund, é um dos filmes que consta na lista da Mostra para Escolas
No Porto, a Fundação Serralves recebe a projeção de “Die geliebten schwestern”, de Dominik Graf, na abertura do KINO 2015, agendada para as 21.30 horas. Os restantes filmes serão exibidos na Casa das Artes, estando a primeira sessão da MostraKINO marcada para as 18 e a segunda para as 21.30 horas. Para as 14 horas dos dias 25, 26 3 27 de janeiro, estão reservados os filmes que integram a Mostra para Escolas.
Por fim, o Teatro Académico Gil Vicente é o eleito para receber o KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã em Coimbra. De acordo com a lista de programação, a MostraKINO começa com “Die geliebten schwestern”, no dia 3 de fevereiro, às 21.30 horas. A 4 e 5 de fevereiro, a mesma rúbrica continua com duas sessões por cada dia, às 18 e às 21.30 horas; a Mostra para Escolas conta, por sua vez, com uma sessão por dia, às 10.30 horas.
Agora vamos ao valor dos bilhetes. Em Lisboa, os preços variam entre os 3,50 (com desconto) e os 4 euros (há um passe de 5 euros para cinco filmes). No Porto, a sessão na Fundação Serralves é de 3 euros e, na Casa das Artes, é de 3 euros, para estudantes, de 3,50 para o público em geral, e de 0,50 euros, para associados CCP, DRCN e Goethe-Institut. Em Coimbra, o preço do bilhete é de 3,50 para o público em geral (o passe KINO vale 10 euros para o público em geral), de 3 euros, para estudantes (< 25), idosos, grupos +10, desempregado, parcerias, e de 1 euro para cada aluno do grupo escolar.
A entrada na sessão familiar e em alguns ciclos é gratuita, o que requer marcação prévia.
Bons filmes!
+ KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã
© Legenda da fotografia de entrada: “Die geliebten schwestern” (2014), de Dominik Graf / 140’
Para partilhar com os amigos