A convite da Casa da América Latina, o escritor brasileiro Antônio Torres vem a Lisboa falar sobre a sua experiência em Portugal num encontro intitulado “Relações transatlânticas”.
Reconhecido sobretudo pelo romance “Essa terra”, de 1976, que aborda o êxodo rural dos nordestinos para as grandes cidades do sul, em particular, para São Paulo, a obra-prima de Antônio Torres, o escritor brasileiro estará amanhã, dia 22 de janeiro, na Casa da América Latina (CAL), em Lisboa, para falar sobre a sua ligação com Portugal. Uma estada de três anos, com destaque para a convivência com o poeta português Alexandre O’Neill, entre outros cineastas, dramaturgos e nomes do universo ficcionista, e um texto resultante de duas viagens do autor à Invicta: “O Porto bebido e revivido”.
Distinguido com o Prémio Jabuti em 2007, pela obra “Pelo fundo da agulha”, de 2006, o escritor recebeu também o Prémio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2000, pelo conjunto da sua obra ocupando, desde abril do ano passado, a cadeira que anteriormente pertenceu a Jorge Amado na referida academia.
Em Portugal, Antônio Torres tem dois romances publicados. São eles “O nobre sequestrador” (2006) e “Meu querido canibal” (2004).
O encontro literário, organizado com o apoio do Centro de Investigação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, está marcado para o dia 22 de janeiro, às 18.30 horas, na Casa da América Latina (CAL), em Lisboa. •
+ Casa da América Latina
Para partilhar com os amigos