“Pablo Serrano – Obras em Papel” / Cascais

Cascais, na sua Fundação D. Luís I, prepara-se para receber a exposição de um incontornável das artes plásticas de Espanha: “Pablo Serrano – Obras em Papel”.

Trinta anos após a morte de Pablo Serrano, um dos mais notáveis escultores espanhóis contemporâneos, a Fundação D. Luís I – Centro Cultural de Cascais terá patente uma exposição construída com recurso a uma selecção de obras do acervo de José Luís Rueda, Presidente da Fundação Gerardo Rueda, proprietário e director da Galeria com o mesmo nome e do da filha do Artista. O principal objetivo desta mostra a inaugurar no próximo dia 1 de fevereiro, é revelar a relação que o escultor mantinha com o desenho antes da materialização das suas obras, o projetar das suas obras.

Esse prelúdio, à guisa de abertura operática, tinha lugar numa fase criativa, de investigação e de estudo em torno do desenho. Desta forma, se postula o desenho como base da criação escultórica de Serrano, para quem a perfeição nasce do constante diálogo da figuração e da abstracção.” Considerado um dos maiores vultos da escultura espanhola, Serrano nasceu em Crivillén (Teruel) em 1908 e morreu em Madrid em 1985; tendo o seu percurso académico passado por Barcelona e Madrid. Membro fundador do grupo El Paso, viu várias vezes o seu trabalho reconhecido e premiado (Prémio Príncipe de Asturias de las Artes em 1982), nomeadamente com encomendas de arte pública. Está representado em inúmeras colecções públicas e privadas em Espanha e fora do seu país natal. É um nome a reter na história da arte contemporânea.

A curadoria desta exposição “Pablo Serrano – Obras em Papel” é da responsabilidade de Consuelo Císcar, ex-diretora do IVAM e reconhecida historiadora de arte. A exposição poderá ser visitada de terça-feira a Domingo, das 10 às 18 horas, excepto à segunda–feira, e estará patente até dia 29 de Março de 2015, Centro Cultural de Cascais, na Av. Rei Humberto II de Itália 2750-800 Cascais. A inauguração está marcada para hoje, sexta-feira, pelas 21h30.

Uma exposição a colocar na sua agenda.  •

+ Fundação D. Luís I

Partilhe com os seus amigos:

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.