Recentemente Património Mundial da UNESCO, o Cante Alentejano prepara-se para subir a dois grandes palcos e arrepiar com as vozes, o público.
Portugal é, indubitavelmente, um país de riqueza ímpar na cultura musical e, transversalmente a todos os estilos, encontramos projetos que merecem espaço, palcos e serem ouvidos por todos, mesmo quando o estilo não é aquele de eleição. Beber de tudo um pouco é essencial. Por isso, o desafio é ouvir o Cante Alentejano no Centro Cultural de Belém (CCB) e na Casa da Música, no próximo mês de março.
“Vozes do Alentejo – o Melhor do Cante Alentejano” é um novo espetáculo de celebração de uma cultura que acaba de receber o selo de reconhecimento da UNESCO sendo classificado como Património Imaterial da Humanidade. O Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, uma das maiores referências atuais do cante e o coletivo que funcionou como embaixada desta arte em Paris para a cerimónia de consagração oferecida pela UNESCO, será naturalmente o elemento central desta viagem musical pelo Cante. Um grupo acústico de músicos e uma série de vozes solistas que representam o melhor da música portuguesa, incluindo nomes como Celina da Piedade, Paulo Ribeiro ou Bernardo Espinho, completará em palco o elenco de um espetáculo que viajará pelos maiores tesouros do reportório de uma cultura única e apaixonante. É de presente e passado, mas também de futuro que se fará esta viagem ao Alentejo mais profundo que os nossos ouvidos conseguem imaginar. Eis aqueles que se crêem os primeiros, de muitos, concertos deste projeto de Vozes do Alentejo:
13/03, 21h00 – Centro Cultural de Belém.
14/03, 21h30 – Sala Suggia, Casa da Música.
Tome nota na sua agenda e marque presença. •
+ CCB
+ Casa da Música
© Vídeo 1: Vozes do Cante, “Circo de Feras“.
© Vídeo 2: Celina Piedade e as Vozes do Cante.
© Imagem de capa: Vozes do Cante, pormenor do cartaz de divulgação.
Partilhe com os seus amigos: