10 dias. 10 chefs / A gastronomia dos Açores

Os produtos e os sabores da região dos Açores são postos à prova, entre 14 e 27 de junho, no âmbito do 10 Fest Azores’ 15, o festival gastronómico organizado pela Escola de Formação Turística e Hotelaria, na ilha de São Miguel, que conta com a presença de chefs conceituados de dentro e fora de portas.

Anfiteatro, o restaurante que é o anfitrião do 10 Fest Azores’ 15
© Fotografia: Carlos Duarte / Turismo dos Açores

Nos Açores, a última quinzena de junho é marcada por 14 dias plenos de desafios, sendo o Anfiteatro, o restaurante da Escola de Formação Turística e Hotelaria (EFTH), de Ponta Delgada, palco de um chá das cinco, workshops, dois spots gulosos e dez jantares de degustação assinados por dez chefs d’aquém e d’além mar.

Comecemos pelos repastos. Assim, entre 18 e 27 de junho, chefs de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Dinamarca, EUA e Canadá constam no cartaz do 10 Fest Azores’ 15, sendo os repastos aliados a uma experiência vínica protagonizada por vinhos nacionais. A tomar nota:
dia 18
Brian Hansen, chef do Søllerød Kro (1 estrela Michelin), da Dinamarca, e William Wouters, proprietário do Pazzo Restaurant & Wine Bar, em Antuérpia, na Bélgica, e co-fundador a empresa Vinhos Doidos, criada a par com Filipa Pato.
dia 19
Chefs EFTH & Açores, composto pela dupla Sandro Meireles e Pedro Oliveira, responsáveis pela cozinha do Anfiteatrom da EFTH, e os chefs Nuno Santos, formador na EFTH; Raúl Sousa, chef executivo e formador na Escola Profissional da Praia de Vitória; Rui Medeiros, do restaurante Convés, nos Açores; Ramiro Menezes, chef do Monte Brasil, no Terceira Mar Hotel, em Angra do Heroísmo; Donária Pacheco, chef da cozinha do The Lince Azores Hotel, em Ponta Delgada; Renata Rodrigues, do Kabem Todos, na cidade da Horta; Júlio Carreiro, cozinheiro no Anfiteatro e formador na EFTH; e Marco Glória, proprietário e chef do restaurante Regresso à Conversa, na principal cidade da ilha de são Miguel.
dia 20
Chef Oscar F. Albiñana, assessor da equipa técnica da Sosa Ingredientes, e Jordi Puigvert, fundador da Sweet n’ Go. ambos de Espanha, de onde trazem o mundo da pastelaria.
dia 21
T. J. Delle Donne, da Johnson & Wales University, em Providence, Rhode Island, nos EUA, onde dá formação.
dia 22
Alexandre Silva, do Alexandre Silva no Mercado, do Mercado da Ribeira, em Lisboa, fundador do projeto 4th Floor – Cozinha Experimental e prepara-se para abrir um novo espaço na cidade das sete colinas, o Loco.
dia 23
Bruno Timperman, chef e fundador do Bistro Bruut, em Bruges, na Bélgica, o qual se encontra no prestigiado Guia Gault Milau, da Flandres.
dia 24
Pierre Sahut, chefe executivo do restaurante La Galoise, em Paris, França.
dia 25
Miguel Castro e Silva, o chef do De Castro Flores e Largo, ambos em Lisboa.
dia 26
Jamie Kennedy, da empresa Jamie Kennedy Kitchens, da qual faz parte o Gilead Café & Bistro, em Toronto, no Canadá
dia 27
João Rodrigues, chef do Feitoria (1 estrela Michelin), o restaurante & wine bar do Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa.

Em paralelo, o programa do 10 Fest Azores’ 15 começa, a 14 de junho, com o Bread & Tea, uma analogia ao chá das cinco, momento popularizado na corte inglesa, no século XVII, por D. Catarina de Bragança, infanta de Portugal e rainha de Inglaterra, e servido pelo chef Mitch Stamm, da Johnson & Wales University, em Providence, Rhode Island, nos EUA, às 16 horas, no Pavilhão do Mar, o anfiteatro do Portas do Mar, em Ponta Delgada, ou não estivéssemos na ilha de São Miguel, onde a plantação de Camellia sinensis, a planta que dá origem aos chás preto e verde, é um dos ex-líbris dos Açores.

Por sua vez, o Cocktail Spot promete animar as sextas e sábados do festival, das 21 às 00 horas, no Anfiteatro Lounge, ao som de boa música. Anote na agenda:
dias 19 e 20
João Eusébio, responsável pelo treino de barmans e outros profissionais na Magatzem Escolà, da Catalunha.
dias 26 e 27
Dave Palenthorpe, fundador do Cinco Lounge, em Lisboa.

Para os mais gulosos, de 23 a 27 de junho há um novo ponto de encontro no Anfiteatro Lounge, o Chocolate Spot, onde serão postos à prova o talento e as iguarias de Lauren Haas, chefe de departamento da área de pastelaria e panificação na Johnson & Wales University, em Providence, Rhode Island, nos EUA.

No alinhamento do programa há ainda os workshops. A saber:
dia 23 / Healthy Eating
Michael Makush, chef na Johnson & Wales University, irá partilhar receitas e truques, e dar conselhos sobre cozinha saudável aos chefs de casa, entre as 18 e as 21 horas.
dia 25 / Madeira Wines by Barbeito
Ricardo Diogo Freitas, enólogo da empresa do avô, Mário Barbeito de Vasconcelos, fundador da Vinhos Barbeito, irá explicar a vinificação, a evolução e o envelhecimento dos “seus” vinhos, entre as 17.30 e as 19 horas.

Agora há que escolher os dias e fazer as reservas, mesmo as de voo, pois as notícias sobre as viagens de low cost para São Miguel são boas-novas para quem há muito sonha em conhecer o arquipélago açoriano. Boa viagem e bom apetite! •

+ Escola de Formação Turística e Hotelaria
Legenda da foto de entrada: Caldo de Peixe / © Fotografia: Publiçor

Para partilhar com os amigos

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.