Westway Lab Festival / Guimarães

Fismoll, Young Karin, Sensible Soccers, Noiserv, Blaudzun, Mr. Herbert Quain, entre muitos outros projetos, protagonizam os showcases e os concertos no âmbito da 2.ª edição do Westway Lab Festival, em Guimarães.

De 10 a 18 de abril, deste ano, o Westway Lab Festival proporciona uma interação privilegiada entre artistas e público e desdobra-se em vários momentos, desde residências artísticas, conversas, conferências PRO, showcases e concertos, procurando repetir o sucesso do ano passado. Ao longo de uma semana, Guimarães dará corpo a um festival inovador que traz à cidade muita música e criatividade ao reunir um conjunto de artistas nacionais e internacionais, consagrados e emergentes, para uma série de atividades que têm como objetivos fundamentais provocar encontros, estimular processos criativos, formular soluções para percursos profissionais e apresentar mostras autorais consolidadas. Guimarães é uma cidade imparável na cultura.

Young Karin © Direitos Reservados.

Após uma 1.ª edição em 2014, o Westway Lab Festival 2015 assenta em 3 eixos fundamentais: Processo (residências artísticas), Pensamento (conferências PRO) e Produto (showcases e concertos). É a partir de Guimarães que Portugal lança uma rede única de colaboração com a Europa através do Westway Lab – evento integrante da família European Talent Exchange Programme (ETEP) – no âmbito da música independente (e tão boa produção que há na atualidade) e do circuito profissional (continuando e reafirmando caminhos já reconhecidos), num momento de importante transformação da indústria e com a criatividade cada vez mais na ordem do dia, como pedra lapidar para a criação musical. Tudo começa no dia 10 de abril, no Centro de Criação de Candoso, onde músicos nacionais e internacionais se encontram para formar 4 grupos de trabalho, tomando por ponto inicial a partilha das ideias e a experimentação enquanto processo que haverá de provocar cumplicidades artísticas que serão desvendadas depois em showcases finais. E, para que haja uma real contaminação com a normal vida da cidade, estes artistas disponibilizar-se-ão para falar sobre esta vivência original em espaços públicos referenciais de Guimarães. Nos dias 16 e 17 de abril, o Westway Lab sai, assim, para as ruas e funde-se com a cidade nas denominadas talks. Nestes dias, os artistas espalham-se por locais emblemáticos da cidade e respondem a perguntas sobre os processos criativos, numa conversa informal entre os profissionais e o público em geral. Na 1.ª edição do Westway Lab, as talks foram identificadas como um momento favorito de muitos dos participantes internacionais. São momentos ímpares de interação com os músicos.

Fismoll © Bibianna Ciejka.

No dia 16 de abril, às 22h00, o Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor acolhe o primeiro showcase resultado do trabalho em residência, seguido do showcase ETEP de Fismoll, artista polaco que toca um folk despretensioso, com elementos pop, num tipo de música que chama a atenção para os detalhes mais pequenos do som. Na noite seguinte, 17 de abril, à mesma hora e no mesmo local, há mais um showcase fruto das residências artísticas a que se segue o showcase ETEP dos islandeses Young Karin. Este jovem duo tem dado que falar em sites como DIY, UnderRadar e MTV, após o lançamento do seu primeiro EP. O som de Young Karin conta com influências de hip hop e pop avant-garde e já foi comparado aos melhores exemplos do Art-Pop escandinavo. Nos dias 17 e 18 de abril, decorrem ao longo de todo dia as Conferências PRO que terão lugar no Palácio Vila Flor. Este programa propõe encontros com profissionais nacionais e internacionais da música, especializados nas mais diversas competências da indústria musical, sendo o primeiro evento PRO em Portugal ligado à rede ETEP – European Talent Exchange Program. Aqui, apresentam-se um conjunto de propostas e modelos de negócio que possibilitam o desenvolvimento deste ecossistema. Estas conferências proporcionam momentos únicos de networking com profissionais internacionais tais como managers, agentes, music supervisors, labels, e outros representantes do setor. A importância do networking e as novas realidades como a problemática da realidade digital são temas em foco nestes encontros diurnos.

Sensible Soccers © Vera Marmelo.

A 2.ª edição do Westway Lab Festival encerra com chave de ouro numa entusiasmante noite, a 18 de abril. Nesta data, todos os espaços do Centro Cultural Vila Flor vão ser inundados por música num extraordinário momento de celebração de uma semana de festival. Para começar, às 21h30, o Pequeno Auditório do CCVF abre as portas para receber os já conhecidos Sensible Soccers. No final da atuação dos Sensible Soccers, o público é convidado a rumar ao Grande Auditório do CCVF para mais dois grandes concertos. Às 22h30, a sala abre para saudar Noiserv e Blaudzun. A maratona de concertos termina no Café Concerto do CCVF, às 24h00, com Mr. Herbert Quain.

Em suma:
De 10/04 a 18/04 – Residências Artísticas / Centro de Criação de Candoso.
16/04 e 17/04, 18h00 – Talks / Cafés da Cidade.
16/04, 22h00 – Showcases das Residências Artísticas: Projetos A + B; Showcase ETEP: Fismoll (PL) / CCVF, Café Concerto.
17/04, 22h00 – Showcases das Residências Artísticas: Projetos C + D; Showcase ETEP: Young Karin (IS) / CCVF, Café Concerto.
17/04, 09h00-17h00 – Conferências PRO / CCVF, Palácio Vila Flor.
18/04, 10h00-17h00 – Conferências PRO / CCVF, Palácio Vila Flor.
18/04, 21h30 – Sensible Soccers (PT) / CCVF, Pequeno Auditório.
18/04, 22h30 – Noiserv (PT) + Blaudzun (NL) / CCVF, Grande Auditório.
18/04, 24h00 – Mr. Herbert Quain (Live Act) / CCVF, Café Concerto.

A tomar nota na sua agenda, Westway Lab Festival, em Guimarães. •

+ CCVF
© Imagem de destaque: pormenor do cartaz de divulgação.

Partilhe com os seus amigos: